Mercado Livre

Sobre a CRELUZ MERCADO LIVRE

Simplificamos e agilizamos o processo de aquisição de energia no mercado livre, tornando-o mais acessível e dinâmico para consumidores de alta tensão.

Na Creluz Mercado Livre, atendemos consumidores de média e alta tensão, oferecendo suporte no planejamento e nas transações de compra de energia no Ambiente de Comercialização Livre - ACL.

Com vasta experiência em geração e distribuição de energia, empregamos técnicas de previsão de consumo e negociações seguras e precisas para garantir resultados otimizados e custos reduzidos.

Nossa equipe especializada realiza análises detalhadas do negócio do cliente, planejando aquisições futuras de energia e negociando contratos com os principais agentes do mercado, sempre considerando volume, prazo e custos ideais para assegurar excelência em todo o processo.

A Creluz oferece a solução completa para a gestão eficaz de energia, pautada na resolutividade e transparência em cada etapa do processo.

O que é o Mercado Livre de Energia?

É um mecanismo de compra e venda de energia onde os consumidores podem comprar diretamente dos geradores ou dos comercializadores de energia. Se aplica somente a consumidores do Grupo A, isto é, aqueles que possuem carga instalada acima de 75 kW. Uma vez estando no mercado livre, o consumidor passa a ter duas contas de energia: uma fatura com a distribuidora que ele está ligado, na qual ele vai pagar pelo transporte, e outra fatura com a comercializadora de energia, na qual ele vai pagar somente pela energia consumida.

Benefícios do
Mercado Livre de Energia

  • Otimização e previsibilidade nos custos
  • Preços mais competitivos
  • Integração na cadeia de valor com responsabilidade socioambiental
  • Segurança energética
  • Flexibilização nas negociações

Diferenciais da Creluz Mercado Livre

Mercado Livre

Gestão Estratégica e Consultoria Especializada

Oferecemos suporte estratégico e consultoria especializada para otimizar suas decisões energéticas e maximizar resultados.

Mercado Livre

Foco em Resultados Tangíveis

Nosso compromisso está em gerir sua energia para alcançar resultados efetivos e mensuráveis, garantindo impacto positivo no seu negócio.

Mercado Livre

Atendimento Excepcional e Personalizado

Nossa equipe está pronta para oferecer um atendimento excepcional, personalizado para suas necessidades específicas, garantindo suporte contínuo.

Mercado Livre

Inteligência de Mercado e Competitividade Estratégica

Empregamos inteligência de mercado para oferecer soluções competitivas que se alinham às suas metas e desafios comerciais.

Mercado Livre

Expertise no Suprimento Energético

Com amplo know-how no fornecimento de energia, garantimos um fornecimento estável e adaptável às demandas de sua empresa.

Mercado Livre

Profissionais Especializados e Engajados

Nossa equipe é composta por especialistas engajados em proporcionar soluções inovadoras e eficientes para seu negócio.

Mercado Livre

Previsibilidade Precisa e Estratégica

Utilizamos análises precisas para oferecer previsões assertivas, permitindo uma gestão estratégica e antecipada das suas necessidades energéticas.

Vamos conversar?

Estamos aqui para ajudar você e sua empresa. Envie uma mensagem e, em breve, um de nossos especialistas dará retorno.

* Campos obrigatórios

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.

Fator de Alavancagem

Conforme estabelecido na Resolução Normativa ANEEL Nº 1.072/23, os agentes deverão calcular, via plataforma disponibilizada pela CCEE, um fator de alavancagem (medida para ajudar o mercado a avaliar a capacidade financeira das empresas em arcar com os riscos assumidos na comercialização de energia).

O objetivo do Monitoramento da CCEE é proporcionar uma maior segurança nas operações do mercado de energia, avaliando o nível de alavancagem dos agentes. O Fator de Alavancagem (FA) é elemento crucial para a avaliação da exposição ao risco de cada agente em relação ao seu patrimônio líquido ajustado. Isso proporcionará uma compreensão abrangente dos níveis de exposição de comercializadores, geradores e consumidores.

Um índice do FA positivo indica que, quanto mais próximo de zero, melhor, o que aponta que o agente tem robustez financeira para atuar no mercado de energia. Os FAs calculados para a comercializadora varejista Creluz Mercado Livre ratificam o nosso compromisso com uma operação sólida e prudente, centrada na gestão de riscos e na sustentabilidade dos negócios.

Perguntas Frequentes

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negócios que permite às empresas negociar a compra de energia elétrica diretamente com geradoras ou comercializadoras, em vez de comprar da distribuidora local, como acontece da forma tradicional no Mercado Cativo. O formato traz uma série de benefícios, como a redução dos custos com energia e a possibilidade de escolher o fornecedor que ofereça as melhores condições comerciais. Ainda, é possível obter uma previsão orçamentária, sem ficar sujeito à variação anual do valor das tarifas das distribuidoras.

O Mercado Cativo é o ambiente de contratação de energia elétrica comum, onde o consumidor tem atuação passiva, com a energia fornecida exclusivamente pela distribuidora local. Neste mercado, o preço e as demais condições de fornecimento são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Para realizar a migração do Mercado Cativo para o Mercado Livre de Energia, o consumidor precisa atender ao seguinte critério de elegibilidade: ser consumidor do grupo A, ou seja, estar conectado à rede elétrica em média ou alta tensão (Subgrupos A1, A2, A3, A3a, A4 ou AS).

Associados com unidades consumidoras com tensão maior ou igual a 2,3 kV, ou atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição em tensão menor que 2,3 kV.

  • Sub Grupos do Grupo A:

A1 (tensão de conexão maior ou igual a 230 kV);

A2 (tensão de conexão maior ou igual a 88 kV e menor ou igual a 138 kV);

A3 (tensão de conexão igual a 69 kV);

A3a (tensão de conexão maior ou igual a 30 kV e menor ou igual a 44 kV);

A4 (tensão de conexão maior ou igual a 2,3 kV e menor ou igual a 25 kV);

AS (tensão de conexão menor que 2,3 kV, a partir de sistema subterrâneo de distribuição).

  • Consumidores com carga inferior a 500 kW

Outra determinação da portaria do MME é que os consumidores do Grupo A, com carga individual inferior a 500 kW, serão representados por um agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), caso optem pela migração.

A grande maioria dos clientes de energia no Brasil, o Grupo B, que soma aproximadamente 89 milhões de unidades consumidoras, ainda não poderá migrar para o Mercado Livre. Estão nessa classificação os consumidores residenciais, rurais e de iluminação pública. Estima-se que essa possibilidade de migração só acontecerá a partir de 2028.

Com a portaria nº 50 do MME, emitida em setembro de 2022, todos os consumidores classificados como Grupo A poderão optar pela compra de energia elétrica de qualquer concessionário, permissionário ou autorizado de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A negociação no Mercado Livre de Energia permite que as empresas tenham mais controle sobre o seu consumo energético e o custo da sua conta de luz. Entre os principais benefícios para o seu negócio, estão: redução de custos, proteção contra oscilações de preço da energia, acesso a fontes de energia renovável, gestão eficiente da demanda e liberdade para escolher o fornecedor. Para ilustrar melhor o impacto nos custos com energia elétrica do seu negócio, a tarifa elétrica no Mercado Cativo acumulou alta de 70% entre 2015 e 2022, enquanto a evolução do IPCA foi de 58% no período. No Mercado Livre, a variação média foi de apenas 9%, de acordo com a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel).

No Mercado Cativo, o custo da energia e o custo da distribuição são pagos em uma única fatura para a distribuidora local. No Mercado Livre de Energia, o consumidor passará a pagar duas faturas: sendo uma para a distribuidora, relativo ao serviço de distribuição de energia, e a segunda para o fornecedor de energia, de acordo com as condições contratuais. A soma destas faturas, no entanto, será inferior ao valor pago no Mercado Cativo – podendo atingir uma economia de até 40% na conta de luz.

A migração para o Mercado Livre não impacta na qualidade da energia, pois tanto no Mercado Cativo como no Mercado Livre, a distribuidora local é responsável pela entrega de energia. Por isso, o risco de fornecimento é o mesmo em ambos os ambientes de contratação.

A responsabilidade pela distribuição da energia permanece sendo da distribuidora local, por isso, não são necessárias obras de infraestrutura no local.

Denúncia é o nome que se dá ao aviso enviado à distribuidora local, informando a intenção de não renovar do contrato de compra de energia elétrica. A Denúncia deve ser enviada pelo consumidor à distribuidora com pelo menos 180 dias de antecedência do fim do contrato. Existe a possibilidade de solicitar quebra contratual, mas haverá uma cobrança adicional com a distribuidora.

Os custos de migração para o Mercado Livre de Energia são baixos ou até mesmo nulos – caso necessário, o investimento geralmente é recuperado em um período que varia de um a quatro meses. Quando necessários, estes custos são para a adequação do sistema de medição que está inadequado com as exigências da distribuidora.

Procure escolher um fornecedor conceituado com experiência no setor elétrico. A Creluz tem a experiência de mais de 57 anos de atuação no cenário elétrico e a expertise em geração através de suas 12 usinas, além disso, é agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE desde janeiro de 2011. Todos estes requisitos são fundamentais para formar uma parceria de sucesso.

O principal benefício para o consumidor é a redução significativa nos seus gastos com energia elétrica, ao poder escolher o próprio fornecedor e adquirir energia diretamente de uma comercializadora ou geradora, ao invés da distribuidora local. Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, a empresa deve estar ciente da necessidade de contratar energia antecipadamente. Ou seja, diferente do Mercado Cativo, onde os gastos com energia elétrica são pagos à distribuidora após o consumo, no Mercado Livre de Energia a empresa precisa contratar energia antes do término do contrato atual.

Para migrar para o mercado livre, entre em contato com a Creluz Mercado Livre através do e-mail [email protected] ou através dos telefones 55 99901 2345 ou 55 3754 1800. Após uma análise técnica, nossos engenheiros vão apresentar simulações com os ganhos que o consumidor vai ter em migrar para o mercado livre além de explicar todo o funcionamento deste mecanismo de compra e venda de energia.

Sim. A Creluz Mercado Livre pode atuar em todo o Sistema Interligado Nacional – SIN, portanto, se você está ligado em outra distribuidora de energia, entre em contato conosco que vamos lhe apresentar uma proposta para você migrar para o mercado livre e começar ter economia.

O agente varejista é a empresa que faz a representação contínua de um consumidor ou empresa geradora dentro do Mercado Livre de Energia. Em vez do cliente se associar diretamente à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o comercializador é quem faz a habilitação junto ao órgão, para representar o cliente nas negociações. O objetivo é simplificar o processo de migração das empresas, permitindo que tanto grandes negócios quanto empresas menores possam negociar livremente a compra de energia.

Mercado Livre

Contato

55 99901 2345

[email protected]

Compartilhe: