Creluz realiza leilão de compra de energia visando beneficiar o quadro social

A CRELUZ - Cooperativa de Distribuição de Energia realizou na manhã da sexta-feira, 10 de julho de 2020 leilão de compra de energia no mercado livre para os próximos 19 anos.  Todo o processo do leilão foi realizado de forma pública e transparente com a contratação de uma plataforma eletrônica chamada paradigma WBC que é especialista em negociação eletrônica no Brasil. O montante contratado foi de 11 MWm (onze) megawatt médios e o contrato que será assinado nos próximos dias ainda prevê ajustes futuros para suportar o crescimento do mercado da Cooperativa até o final do contrato.

A energia contratada terá início de fornecimento em 01 de agosto de 2021 e o termino só no ano de 2040, o longo período foi de forma estratégica para reduzir o valor em reais que será pago por megawatt hora e também assegurar o fornecimento por um bom tempo. A compra realizada irá beneficiar a partir de agosto de 2021 todos os associados da área de atuação da cooperativa com tarifas mais baixas, e o benefício se estenderá até o final da contratação pois as tarifas não devem sofrer grandes variações em relação a inflação a partir do próximo ano. Cabe destacar que esse é um marco importante já que a previsão para os próximos anos é de grande aumento na conta da energia para todo o pais principalmente pela redução de carga por conta da pandemia e a Creluz está com ótimas perspectivas a partir de agosto de 2021 na questão de tarifas para os associados.

Depois de assinado o contrato de compra todo o processo do leilão passa por avaliação da Agencia Nacional de Energia Elétrica - Aneel e depois de aprovado a mesma emitirá um despacho homologando o Leilão. Para aumentar a segurança do negócio a Creluz exigiu das empresas que participaram do Leilão vários critérios para habilitação que foram analisados por uma comissão eleita pelo Conselho de Administração. Até o início do contrato de fornecimento a Creluz terá muito trabalho pois deverá cumprir regras e exigências impostas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e Agencia Nacional de Energia Elétrica -Aneel bem como adequar suas medições para conseguir operar no mercado livre.

A empresa vencedora do leilão para fornecimento a Creluz nos próximos 19 anos foi a COPEL COMERCIALIZADORA S.A DE CURITIBA DO PARANÁ. A compra de energia no mercado livre e saída do mercado cativo depois de 54 anos de atuação neste sistema marca uma nova fase de profissionalismo e luta em favor do associado na busca de modalidade tarifária e contratação de fornecedor estável e confiável por um longo período trazendo segurança ao quadro social.

A compra de energia no mercado livre junto com a construção da moderna Subestação rebaixadora Pinhal Augusto Moro mostra o grande compromisso da Creluz com a defesa do associado e o desenvolvimento da nossa região.

Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Imagens