Grupo Creluz inaugura a primeira usina solar do Estado
Empreendimento em Boa Vista das Missões foi inaugurada na manhã de sexta 09 de dezembro
Marcando o ano do seu cinquentenário, o Grupo Creluz, inaugurou na sexta 09 de dezembro, a primeira usina solar do Rio Grande do Sul, a Usina Solar Boa Vista. O fato gerou repercussão em todo o sul do Brasil e reuniu um grande número de autoridades e lideranças de todo o Estado.
O ato inaugural aconteceu no local do empreendimento, as margens da BR 386 no entroncamento com a BR 158 em Boa Vista das Missões. Na fase A, foram instalados 1008 painéis para captação da luz solar com 7 inversores e subestação blindada.
Além da sustentabilidade, o projeto se destaca pela viabilidade financeira à medida que usará como abatimento, todo o ICMS gerado pelo Grupo, se enquadrando na lei da micro geração de energia. “Esta Usina Solar atuará em conjunto com a Central Hidrelétrica Carlos Bevilacqua localizada no Rio Fortaleza em Seberi, compensando a defasagem hídrica no verão”, destaca Elemar Battisti presidente do Grupo Creluz.
Battisti revelou ainda que o sonho da Cooperativa é ter uma usina solar para cada hidrelétrica e ainda colocar em pratica o projeto de geração eólica em Palmeira das Missões. A energia solar é considerada a mais limpa do mundo na atualidade.
Como padrinhos do empreendimento foram escolhidos João Pedro Rodrigues e sua esposa Abelair Rodrigues, eles foram os primeiros funcionários da Cooperativa, sendo que João Pedro foi o funcionário com a ficha de admissão número um, no ano de 1967.
Homenagens em Pinhal
Após a inauguração da Usina Solar em Boa Vista das Missões, na sede da Fundaluz em Pinhal aconteceram uma série de homenagens, entre as quais foram lembrados colaboradores da Cooperativa pela dedicação a obra da usina uolar, os padrinhos do empreendimento, o primeiro presidente da Cooperativa, Severino Pasquali, o primeiro vice-presidente, Severino Tres, além de empresas prestadoras de serviços e fornecedoras que obtiveram destaque na construção da usina, como o Grupo Fockink de Panambi.
Também foram homenageadas as secretarias municipais de educação e a coordenadoria regional de educação pela parceria no Programa Ligado nas Escolas, o Sicredi como cooperativa parceira e o empresário Sady José Acadrolli, por ser o maior consumidor de energia da Creluz.
“Não poderíamos encerrar as comemorações de nosso cinquentenário sem destinarmos uns reconhecimentos especiais a estas personalidades, entidades e empresas, os fundadores da Creluz e todos os que trabalharam e dirigiram a cooperativa em todas as épocas neste meio século de existência”, finaliza Battisti.