Grupo Creluz inaugura Usina Solar
Empreendimento foi construído em tempo recorde de sete meses
A primeira Usina Solar do Estado do Rio Grande do Sul foi inaugurada nesta sexta, 09 de dezembro, com um ato solene oficial no local do empreendimento, as margens da BR 386 na altura do quilometro 74, em Boa Vista das Missões.
A Usina Solar Boa Vista foi construída em tempo recorde; apenas sete meses com o aproveitamento de vários materiais que estão sendo produzidos na nova Fábrica de Artefatos de Cimento inaugurada pela Creluz em abril deste ano no Distrito Industrial de Rodeio Bonito.
Na fase A, foram instalados 1008 painéis para captação da luz solar com 7 inversores, capazes de gerar energia suficiente para suprir todo o consumo interno da Creluz; em 16 agências, outras 6 usinas hidrelétricas, fabrica de postes e a matriz administrativa em Pinhal. Além da sustentabilidade, o projeto se destaca pela viabilidade financeira à medida que usará como abatimento, todo o ICMS gerado pelo Grupo, se enquadrando na lei da micro geração de energia.
“Quando o Governo sancionou a lei da micro geração já estávamos com o projeto pronto e imediatamente iniciamos os trabalhos”, lembra Battisti. “Optamos por investir na produção da energia mais limpa do mundo, embora no Brasil, ainda existem muitas barreiras para a geração solar em grande escala, mas o primeiro passo está dado”. O presidente destaca ainda que a Usina Boa Vista atuará interligada com a Hidrelétrica Carlos Bevilacqua, localizada no Rio Fortaleza em Seberi.
“No período do verão quando há diminuição das chuvas e uma defasagem hídrica, os dias são mais longos e ensolarados, então acontecerá a compensação através do sistema solar”, resume o presidente do Grupo Creluz. Outro aspecto inovador é que a Usina será operada a distância através de computadores, tablet ou até mesmo celular e para vigilância possui um circuito de câmeras, não havendo necessidades de operadores no local.
A inauguração da primeira Usina Solar do Estado também é um marco histórico para no ano em que a Cooperativa comemora o seu cinquentenário. O empreendimento está em operação desde o dia 29 de setembro, as 15 horas e 30 minutos.