Horto da Creluz agora conta com meliponário
Dezoito espécies de abelhas nativas sem ferrão já habitam o local
O Horto Florestal do Grupo Creluz, localizado na Linha Tres, interior de Pinhal, agora conta com um meliponário com dezoito espécies de abelhas nativas sem ferrão. O espaço está ligado a trilha ecológica inaugurada ainda no mês de julho deste ano e servirá para divulgar a importância da atividade da meliponicultura e o papel fundamental desenvolvido pelas abelhas na natureza atuando na polinização das plantas.
Na última semana o meliponicultor Orlando Morschel de Nova Petrópolis esteve no Horto Florestal passando informações para técnicos da Emater e produtores interessados na atividade. “A Creluz é a primeira empresa de energia que eu vejo estar preocupada com está questão, este meliponário é excelente o melhor que eu já vi”, destacou o experiente produtor da serra gaúcha.
Morschel também lembra que as abelhas sem ferrão não são geneticamente modificadas e sim abelhas nativas das américas que ao longo do tempo sempre exeistiram. A iniciativa conta com a parceria da Emater que também utilizará o espaço para visitações, cursos e palestras sobre o tema. O gerente regional adjunto da Emater, Cleomar Antônio de Bona, destaca que a parceria entre Emater e Creluz vem de longa data sempre atuando em favor do desenvolvimento sustentável da região.
O presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, salienta que a Cooperativa busca sempre a inovação, tanto na geração e distribuição de energia quanto na preservação do meio ambiente, com o principal objetivo de beneficiar o associado com soluções tecnológicas sustentáveis.