Ibramate certifica horto da Creluz

Produção de mudas de erva-mate recebe reconhecimento do Instituto

A região do Médio e Alto Uruguai agora está incluída no mapa de produção de mudas nativas de erva-mate. Na última semana a Creluz recebeu documento do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), reconhecendo a excelência na produção.

Ao todo, a Ibramate recomenda apenas 7 viveiros do Estado como produtores de mudas de erva-mate, o Horto Florestal da Cooperativa é o único localizado nesta região. Os outros são de cidades como Ernestina, Sananduva, Venâncio Aires, Machadinho, Ilópolis e Arvorezinha.

Há dois anos que a Creluz implantou a produção de mudas de erva-mate em seu viveiro, sendo este mais um projeto inovador na área da ecologia, afinal além de representar a preservação da natureza, o plantio da erva-mate, significa uma importante fonte de renda no futuro para as propriedades rurais.

A Cooperativa, prioriza a distribuição de mudas para os associados neste primeiro momento de produção. O presidente, professor Elemar Battisti, lembra que a ampliação Horto possibilitou produzir mudas de erva-mate representando mais um avanço na atuação ambiental da Cooperativa após o reconhecimento internacional em 2010.

Parceria resgata a erva-mate dos avós

Uma parceria entre a Creluz, a Meta Mate de Berlin na Alemanha e a Fundação da Universidade de Rio Grande (FURG), busca proporcionar as próximas gerações resgatar o modo de produção e o sabor da erva-mate produzida pelos nossos avós.

A Cooperativa fornecerá as mudas de erva-mate e de outras espécies de árvores nativas, que serão usadas para produção de lenha para a queima na secagem do produto. O projeto precisa ainda de um registro e um licenciamento nos órgãos ambientais que autorize posteriormente o uso das árvores nativas plantadas para esse fim.

Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Creluz
Compartilhe: