Água da chuva: preservando, economia e educação!
Muito se fala sobre preservação do meio ambiente, mas uma escola do município de Cerro Grande resolveu colocar na prática uma ideia que evita o desperdício de água potável: coletar água da chuva para utilizar nos sanitários e na lavagem das calçadas da escola.
A iniciativa partiu da diretora do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, Cleusa Molinari Battisti, que junto com demais professores, procurou a Creluz e encontrou na cooperativa uma parceira para viabilizar parte do projeto, que custou ao todo cerca de 15 mil reais.
Segundo o professor Edelar Carlos Gotardo, a chuva que cai sobre um telhado de 200m² é captada nas calhas e passa por um filtro, para remover as impurezas, antes de ser utilizada. “A sujeira que desce do telhado, como folhas e ciscos, é filtrada, depois a água segue encanada até um deposito de 20 mil litros e então fica à disposição para ser utilizada na
lavagem das calçadas e também nas descargas dos banheiros da escola.” , explicou.
O fato do projeto estar instalado em uma escola, também contribui para a educação ambiental das crianças, que acompanham na prática como é possível preservar o meio ambiente e os recursos naturais, e que, através da união de esforços as idéias podem sair do papel, como explica o professor Fabiano Campagnolo. “Os alunos acompanharam a instalação da estrutura e em alguns casos inclusive ajudaram a realizar algumas atividades já que a instalação hidráulica foi toda feita pelos professores da escola.”, contou.
A Creluz, que possui pontos de captação de água da chuva nas suas dependências, apoiou o projeto visando a preservação da água e também a conscientização da sociedade para a preservação do meio ambiente. Além disso, o objetivo da cooperativa era incentivar o engajamento da comunidade para a viabilização do projeto, como explica o presidente
Elemar Battisti. “A Creluz investiu nesse projeto para mostrar para a sociedade que é possível viabilizar bons projetos a partir da união de esforços. Esperamos que esse projeto sirva de modelo para outras escolas e entidades.”, frisou.
Esse será o único projeto de captação da água da chuva apoiado pela Creluz fora de sua estrutura, isso porque, a cooperativa deseja que ele seja um modelo para outras entidades e comunidades, mostrando que uma ideia pode dar certo através da união de esforços.