Água: uma riqueza protegida pela Creluz

A água pode ser considerada a maior riqueza da Terra.  A Creluz sabe disso e é consciente de seu papel como usuária dos recursos hídricos e naturais, por isso, há vários anos o Grupo Creluz tem feito a sua parte em prol da preservação ambiental e do uso racional da água.
 Nesse sentido, no dia 22 de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Água, o Departamento Ambiental e a Direção da cooperativa reuniram os colaboradores para uma campanha de conscientização pelo uso racional da água e preservação ambiental. Na oportunidade foi entregue um folheto com informações sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e com o consumo da água potável.
  Além disso, os colaboradores foram informados que a Creluz tem instalado em suas dependências, 3 pontos de coleta de água da chuva, que juntos tem capacidade para armazenar mais de 100 mil litros de água.  Após coletada essa água  é utilizada para a irrigação de mudas de árvores nativas, que são produzidas no viveiro florestal da própria cooperativa, para o abastecimento dos sanitários, limpeza e reposição da água das piscinas do Centro de Educação e Formação e também para a limpeza e serviços gerais realizados na matriz da empresa. De acordo com o diretor ambiental do Grupo Creluz, Joviano Perotti, a ação foi pensada para promover a conscientização dos colaboradores e de toda comunidade. “ A Creluz é uma empresa muito preocupada com a preservação do meio ambiente e por isso fazemos questão de mostrar aos colaboradores as ações que são desenvolvidas nesse sentido, para que eles vejam que quando cada um faz a sua parte é possível melhorar o nosso dia a dia”, explicou Perotti.
  Em pronunciamento, o presidente Elemar Battisti, lembrou que as ações da Creluz em prol do meio ambiente já fizeram a cooperativa receber um prêmio internacional. “ O cuidado que temos  com os recursos naturais e com o lado social, nos levaram a ser reconhecidos em todo o mundo e por isso é nosso dever continuar promovendo ações sustentáveis e termos a consciência do nosso papel na sociedade”, destacou Battisti.
  Além dessas ações, a cooperativa também mantém há 10 anos o programa Água Limpa, onde os beneficiários recebem gratuitamente toda a estrutura de rede para alimentar os poços artesianos.  A ideia de criar o programa surgiu devido a Creluz estar situada em uma região que sofre com frequentes estiagens, e, diante das dificuldades encontradas pelos associados nessas situações, a cooperativa resolveu ajudar as comunidades que sofriam com a falta de água potável. Após ajudar algumas associações comunitárias de poços artesianos, a ideia foi levada por associados e pela direção para a Assembleia Geral do ano de 2002 e prontamente aprovada pelos demais associados, como ocorre até hoje.

Fonte: Laisa Fantinel
Compartilhe: