Aprender, Fazendo!

A ideia de buscar cursos que profissionalizassem os colaboradores da Creluz, veio a mente do presidente Elemar Battisti frente às dificuldades em encontrar mão de obra qualificada para compor o quadro de profissionais da cooperativa. Inserida em uma região carente de cursos na área de eletrificação, o presidente via seus colaboradores se “formarem nas redes ou, então, virem de fora e não fixarem residência por aqui”, como ele mesmo destaca.
 Dessa forma, após várias tratativas com diversas instituições de ensino, no começo do ano de 2011 foram assinados convênios com a Universidade de Ijuí e com o Colégio Evangélico Panambi, que, respectivamente, aceitaram o desafio de oferecer os cursos de Engenharia Elétrica e Técnico em Eletrotécnica dentro das dependências da cooperativa.
 Ao completar o primeiro ano letivo do curso de Engenharia Elétrica, realizado na Creluz em Rodeio Bonito, a vice-reitora de graduação da Unijuí, Cátia Maria Nehring, destaca que parceria entre a universidade e a Creluz é uma iniciativa inédita para ambas instituições. “Para a Unijuí é uma experiência muito especial porque temos a possibilidade de termos 20 alunos em contato com o meio profissional, articulando essa experiência com a vida acadêmica”, diz Nehring.
Esse diferencial da turma também é citado pelo professor da Unijuí, Maurício de Campos, que elogia o fato da maioria da turma já estar inserida no mercado da energia elétrica. “Esses alunos têm conhecimento da área e uma base sólida que ajuda na formação diferenciada da turma”. O professor ainda destaca a que a Creluz que não irá formar apenas profissionais para seu quadro funcional, mas, para toda a região, gerando emprego, renda e alternativa para os jovens.

 O colaborador Jamenson Guilherme Ozelame, 23, que já havia feito curso técnico e trabalhava na Creluz como eletricista de manuntenção, não teve dúvidas quando viu que teria a possibilidade de cursar engenharia elétrica e pensou: “essa oportunidade não pode escapar”. Pra Ozelame, o curso está superando as expectativas e ajudando a melhorar o rendimento no trabalho. “A turma é bem focada e o fato de trabalhar na mesma área ajuda a adquirir conhecimento e ter um entendimento melhor das situações e o raciocínio mais rápido. Além disso, consigo aplicar o que aprendo na faculdade ao meu dia a dia no trabalho”, frisa o estudante.
 Da mesma forma, o colaborador Ademir Visinheski, aluno do curso Técnico em Eletrotécnica, conta que está feliz com a oportunidade de voltar para a sala de aula. “ Sempre busco me aperfeiçoar na área em que trabalho para desempenhar minhas atividades com mais qualidade e eficiência e a Creluz me deu a oportunidade de me profissionalizar ainda mais.” O estudante enfatiza que agora consegue entender o porquê de alguns procedimentos que realizava de forma empírica. “O curso é de grande importância porque nos apresenta várias hipóteses de como diagnosticar os problemas com mais rapidez e também me levou a entender vários procedimentos que realizo, porque via alguém fazendo ou me disseram como se fazia.”, ressaltou Visinheski, que frequenta as aulas nas dependências da Creluz em Pinhal.
A iniciativa, inédita na região, tem o objetivo de formar o quadro de colaboradores da Creluz, montar uma das melhores equipes técnicas do setor elétrico e também formar pessoas que contribuam com a região, gerando empregos e crescimento.

 

Fonte: Laisa Fantinel
Compartilhe: