Baixa na tarifa da Creluz é de 26,44%
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), definiu o percentual de descontos para as cooperativas nesta semana.
Desde o dia 03 de abril, está valendo segundo publicação no Diário Oficial da União, o desconto de 26,44% na tarifa de energia elétrica para os associados da Creluz, que somam cerca de 22 mil, em 36 municípios gaúchos.
A baixa na conta da luz para os associados foi reivindicada pelos dirigentes das cooperativas gaúchas, através de uma mobilização nacional, que agrupou o apoio de senadores, deputados e outras lideranças políticas, pois as cooperativas permissionárias, a principio não estavam incluídas na medida provisória (MP) 579, editada pelo Governo Federal que concedia o desconto na tributação e virou lei (12.783) promulgada em 11 de janeiro deste ano.
Somente agora, 3 meses depois do desconto ter sido concedido para os consumidores das concessionárias, é que o beneficio foi reconhecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como válido também para os associados das Cooperativas, através da confirmação da resolução homologatória número 1.497 de 02 de abril de 2013, publicada no Diário Oficial, em 03 de abril, dia em que a Creluz completou 47 anos.
Segundo o presidente da Creluz, professor Elemar Battisti (foto), a redução na conta de energia chegou ao associado por mérito e luta das próprias cooperativas. “Soubemos que por outro lado, isto causará uma queda em nossas receitas, porém é em beneficio do nosso consumidor”, destaca Battisti, lembrando que desde 2003, portanto há 10 anos, a Creluz vem baixando o preço da energia.
Outro fator comemorado pela Creluz é que a redução de 26,44% atinge todas as classes de consumo indistintamente, beneficiando o consumidor rural, urbano e industrial. Os dirigentes mobilizaram o setor através da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), desde setembro de 2012, com inúmeros encontros audiências, principalmenteem Porto Alegre, tratando sobre o tema.
No Estado, cerca de 800 mil gaúchos passam a ser beneficiados. Dados da Fecoergs, apontam que são 200 mil clientes, espalhados em 275 municípios, que passarão a pagar menos pela energia consumida no próximo mês.