Começam os estudos de viabilidade da Termoelétrica

Iniciativa conta com apoio do Grupo Creluz, CIGRES, CITEGEM, CONILIXO AMZOP, AMUCELEIRO e Eletrosul

A empresa Ambientalis de Chapecó, Santa Catarina, venceu a licitação da Eletrosul e já trabalha nos levantamentos para a elaboração do estudo de viabilidade técnica, do projeto que prevê a geração de energia elétrica com o aproveitamento dos resíduos do lixo, com a construção de uma Termoelétrica.

Na última semana o presidente do Grupo Creluz, professor Elemar Battisti, recebeu em audiência a mestre em engenharia ambiental, Sílvia Valdez, representante da empresa de projetos e consultoria do Oeste Catarinense. A engenheira salienta que o estudo apontará tecnologias viáveis para a geração de energia com o aproveitamento das sobras de lixo, sem interferir no processo da reciclagem que gera trabalho e renda para muitas famílias.

O levantamento também mostrará dados sobre a quantidade de lixo existente, a logística para o transporte e o poder calorífico deste material. “Todas as disponibilidades e viabilidades serão analisadas”, destaca Silvia. O estudo será concluído em 120 dias e tem segundo a Ambientalis, um cronograma bem definido, que estará apresentando os primeiros resultados em 2 meses. “Estou muito orgulhosa em trabalhar neste projeto, conhecer está região tão hospitaleira e ter a grata satisfação de conhecer a Creluz, com todo este respaldo e trabalho que faz, com premiação internacional. O projeto é inovador, não tenho visto isso em nenhum lugar”, disse Silvia Valdez.

“Este projeto está dando um importante passo e conta com o apoio da nossa Cooperativa desde o início, não apenas por seu significado ambiental e social, mas por apostar que esta iniciativa representa uma grande oportunidade para a diversificação da matriz de geração energética da região, salienta o presidente do Grupo Creluz, professor Elemar Battisti.

Além do Grupo Creluz, integram o projeto os consórcios de resíduos sólidos CIGRES, com sede em Seberi, CITEGEM de Bom Progresso e CONILIXO de Trindade do Sul, as associações de municípios AMZOP e AMUCELEIRO, unindo 50 municípios e beneficiando mais de 300 mil pessoas.

Fonte: Edevaldo Stacke/Assessoria de Comunicação Grupo Creluz.
Compartilhe: