Cooperativismo na teoria e na prática

Devido a sua gestão de bons resultados e seu comprometimento socioambiental, o Grupo Creluz se tornou uma referência dentro do cooperativismo. E, por isso, tem sido constantemente procurada por escolas, entidades e universidades que buscam conhecimento sobre os sistemas de geração e distribuição de energia e também sobre a gestão desenvolvida na Creluz.
Dessa forma, no último dia 17, alunos e professores do curso de Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativas da Universidade de Passo Fundo (UPF) campus Sarandi, estiveram na Creluz onde participaram de uma palestra com o presidente Elemar Battisti. Na ocasião, o presidente falou sobre o desenvolvimento da cooperativa, suas ações sociais, ambientais e sobre o recebimento do prêmio
internacional Ashden Awards, ocorrido em 2010. Além disso, Battisti ainda ressaltou que em função a sua experiência, inclusive como professor universitário, sabia a diferença entre a teoria e a prática e buscou levar ao conhecimento dos alunos informações do dia a dia da prática da gestão. Os alunos se mostraram bastante interessados, fizeram questionamentos e debateram a importância da gestão para as cooperativas.
A ideia de realizar a visita partiu dos próprios colaboradores da Creluz, Jane Carvalho e Joviano Márcio Perotti, que realizam a pós-graduação e convidaram os colegas para conhecerem as ações realizadas pela cooperativa. “Achamos que seria importante proporcionar aos colegas o conhecimento sobre o trabalho realizado pela Creluz, que, inclusive já é reconhecido mundialmente e ainda a visitação a  cooperativas com diferentes atuações e que contribuem para o desenvolvimento de nossa região ”, explica Perotti.
Durante a viagem, o grupo também visitou a cidade de Ametista do Sul, onde participou de uma palestra do presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai, Izaldir Sganzerla, que explicou sobre a atuação da Coogamai na defesa e no licenciamento de garimpos de extração de minérios.
De acordo com a coordenadora do curso, Sandra Toledo, a viagem proporcionou uma ótima aliança entre a teoria e a pratica do cooperativismo. “Tivemos a oportunidade de sair da sala de aula e conhecermos a gestão de cooperativas de diferentes áreas que atuam na nossa região. Esses momentos agregam muito ao curso e aos participantes”, frisou a professora.

Fonte: Laisa Fantinel
Compartilhe: