Creluz apresenta stand inovador na Exposeb
Cooperativa apresentou um conceito moderno para o reaproveitamento de materiais recicláveis
Seguindo seus princípios de atuação na preservação e recuperação do meio ambiente, a Creluz surpreendeu mais uma vez na 10ª edição da exposição feira de Seberi, Exposeb 2013, que aconteceu de 07 a 10 de novembro e recebeu seus associados e a comunidade regional em um stand ecológico, mostrando que é possível reaproveitar muitos materiais recicláveis que geralmente descartamos no dia-a-dia.
Entre os trabalhos artesanais desenvolvidos por colaboradores da Cooperativa e apresentados na feira estão, jardins e hortas ecológicas, lixeiras, bancos, mesas e objetos de decoração, todos produzidos com a reutilização de pneus, paletes, taquaras, bambus, garrafas pet e lâmpadas. Até mesmo botas e capacetes inutilizados serviram como vasos para flor.
Outro atrativo apresentado foi uma demonstração da evolução das lâmpadas, iniciando com as luminárias incandescentes, passando pelas fluorescentes até chegar a tecnologia LED na linha residencial, enquanto que na iluminação pública a evolução passou pelas lâmpadas de mercúrio e sódio até chegar a LED.
Seguindo a evolução e a descoberta de novas tecnologias, a Creluz também apresentou no segmento da iluminação pública, a lâmpada de indução, cuja a iluminação é obtida por meio de uma descarga de gás gerada por magnetismo, sendo de longa durabilidade, alcançando uma vida útil superior a 50 mil horas.
Atualmente no Brasil a tecnologia ainda está em testes, mas já é utilizada na iluminação do autódromo de Xangai, que recebe todos os anos uma corrida noturna de Fórmula 1. O presidente da Creluz, professor Elemar Battisti, destaca que a Cooperativa está sempre no dia-a-dia buscando novas tecnologias e alternativas seja para a proteção e limpeza do meio ambiente ou para a geração e distribuição de energia.
As novidades foram muito bem recebidas pelo público na feira, muitos associados fotografaram para reproduzir em casa os trabalhos artesanais, além de várias escolas, cuja as professoras, destacaram que reproduziram essas técnicas com os alunos.