Creluz busca reconhecimentos ISO
Com o objetivo de melhorar os processos relacionados aos atendimentos e também a eficiência de seus procedimentos internos, a Creluz deu início a implementação das Normas Brasileiras ISO 9001 e ISO 10002.
A ISO é uma organização não-governamental internacional, denominada, International Organization for Standardization, que, através de normas genéricas, avalia os processos produtivos como um todo, sob a ótica da gestão. No Brasil, a entidade é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Segundo determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na Creluz serão aplicadas as Normas ISSO 9001, que trata sobre a Gestão da Qualidade e a ISO 10002, que regula a Gestão de Satisfação do Cliente e trás as diretrizes para o tratamento das reclamações nas organizações. Dessa forma, a Aneel garantirá aos consumidores a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia.
Para realizar a implementação dessas normas, o Grupo Creluz conta com a supervisão do consultor Renan Guidarini, que já prestou assistência a diversas empresas para a aplicação dos procedimentos exigidos pelas normas ISO. O consultor explica que as ISO são normas de qualidade a partir das quais produtos e serviços são concebidos, projetados, fabricados e comercializados. “ A ideia é que as empresas acertem os processos da primeira vez, evitando o retrabalho, ganhando tempo, produtividade e garantindo aos consumidores a qualidade dos
produtos e serviços”, afirma Guidarini.
Todos os setores da Creluz irão participar do planejamento e execução do projeto de aplicação das ISO 9001 e 10002 que será coordenado pelos colaboradores Valdair Pedro Battisti e Adriano Francisco Cocco, que já atuam com as atividades de Regulamentação e Controle da Qualidade. Para Valdair, a cooperativa terá inúmeras vantagens ao adotar esses procedimentos. “O principal beneficio para a Creluz e seus associados é que os processos internos terão mais organização e produtividade e isso irá acarretar em mais credibilidade para cooperativa, que além de já ser reconhecida por seu trabalho social e ambiental, também terá essa certificação de suas atividades administrativas”, garante o colaborador.
Nessa quinta-feira, 16, os responsáveis por cada setor da cooperativa participaram de uma reunião no auditório da matriz, em Pinhal, onde definiram as primeiras atividades que serão desenvolvidas para a busca das certificações. O objetivo é que a Creluz adote todas as exigências das normas e seja certificada até dezembro deste ano.