Creluz conclui mais uma usina e amplia a oferta de energia
Usina Solar Sol da União avança com supervisão dos conselhos e foco no ODS 7 da ONU
A Cooperativa Creluz concluiu a implantação de sua sexta usina solar, a Usina Solar Sol da União, localizada na Linha Faguense, nos altos do Clube União Frederiquense, em Frederico Westphalen. O empreendimento representa mais um marco no plano estratégico da Cooperativa de expandir sua matriz energética com base em fontes renováveis e sustentáveis, fortalecendo sua presença no setor de geração própria.
Com um investimento total de R$ 9 milhões, a obra foi construída com recursos próprios, a nova usina envolveu uma ampla estrutura de implantação, incluindo a aquisição da área, cercamento, escavações e perfurações de rochas, infraestrutura elétrica para escoamento da energia, mão de obra especializada, projetos técnicos, além de equipamentos como placas fotovoltaicas monocromáticas bifaciais, inversores e transformadores, e obras de suporte como licenciamentos, acessos internos, bueiros e muros de proteção.
A Usina Solar Sol da União é totalmente telecomandada e tem como objetivo principal atender à demanda do Mercado Livre de Energia, por meio da Comercializadora Creluz Mercado Livre, ampliando assim as possibilidades de atuação da Cooperativa nesse segmento em expansão. Com geração estimada suficiente para atender aproximadamente duas mil famílias, a nova unidade representa um importante reforço na oferta de energia limpa, estável e de alta eficiência.
Segundo os estudos técnicos da cooperativa, o retorno do investimento está projetado para ocorrer em aproximadamente 8,5 anos, o que reforça a viabilidade econômica do projeto, aliado ao compromisso ambiental e ao fortalecimento da autonomia energética.
A visita técnica realizada pelos Conselhos Fiscal e de Administração reforça o compromisso da cooperativa com a responsabilidade na condução dos projetos e o acompanhamento direto das ações estratégicas. Ao verificar de perto os avanços na implantação da usina de geração de energia solar, a iniciativa fortalece a integração entre uma governança eficiente, uma gestão participativa e os princípios do cooperativismo, que orientam cada etapa do desenvolvimento com foco no interesse coletivo dos associados.
A entrega da sexta usina solar consolida o protagonismo da Creluz no setor elétrico regional e nacional, ampliando sua capacidade de geração própria e diversificando sua atuação para além da distribuição, com forte presença também na comercialização de energia.
Com a Usina Solar Sol da União, a Creluz reafirma seu propósito de investir com responsabilidade e visão de futuro, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação e a valorização regional — sempre com foco no cooperativismo e no bem-estar das comunidades que atende, cumprindo com o ODS 7 do pacto global da ONU, Energia limpa e acessível, expandindo a infraestrutura e modernizando a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia.