Creluz desenvolve atividades para lembrar o dia da água
Recuperação de nascentes com o plantio de árvores nativas contou com a parceria de entidades da região.
O Departamento Ambiental da Creluz desenvolveu atividades praticas para colaborar com a preservação da água para o futuro, ao promover em conjunto com várias escolas e outras entidades da região, o plantio de mudas de árvores nativas para a recuperação de nascentes de rios.
Para o município de Frederico Westphalen, foram disponibilizadas cerca de mil mudas, para Rodeio Bonito foram doadas quinhentas. Já em São José das Missões foram plantadas 200 mudas, com palestra do biólogo da Creluz, Andrews Signori.
No dia mundial da água, 22 de março, em São Pedro das Missões uma nascente foi recuperada, mesma ação que na última semana foi desenvolvida em Cristal do Sul, sempre contando com o apoio principalmente das escolas.
O ano de 2013 é instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “ano internacional da cooperação da água”, conforme foi destacado em campanha virtual, desenvolvida pela Creluz, através das redes sociais.
Mas não é apenas em datas alusivas que a Creluz lembra da importância da água e contribui para a preservação desta grande riqueza natural. Durante os 365 dias do ano são desenvolvidas ações de preservação como a contribuição para a limpeza dos rios, onde estão instaladas as 6 usinas de geração de energia da Cooperativa.
Diariamente são recolhidos dos canais de adução das centrais geradoras galhos, folhas e lixo, devolvendo a água mais limpa ao leito do rio. Os pedaços de galhos e folhas são decompostos e transformados em adubo orgânico, para a produção de mudas de arvores nativas no horto florestal, já o lixo é encaminhado para a reciclagem.
A Cooperativa também promove o aproveitamento da água da chuva com capacidade de captação de 180 mil litros, usando os telhados da sede administrativa, horto florestal e Fundaluz, todos em Pinhal, e desenvolve permanentemente o Programa Ecosistema, voltado a educação ambiental.
Em área própria a Creluz já plantou mais de 500 árvores para a recuperação de nascentes e atualmente ostenta uma produção de 100 mil mudas em estoque, através de viveiro próprio, com a meta em 2013 de atingir a produção de 400 mil mudas nativas.
“A Creluz não faz ecologia por obrigação ou para cumprir determinações de órgãos fiscalizadores, fizemos a nossa parte para a preservação da natureza e por entendermos a sua importância, com a pretensão de deixarmos aos nossos filhos e netos um mundo melhor”, destaca o presidente Elemar Battisti.