A decisão da Creluz de gerar energia limpa, renovável e sustentável, através de pequenas usinas aproveitando o potencial hídrico da região, sempre demonstrando uma preocupação com o ambiente onde estamos inseridos tem sido pauta nas ações da cooperativa.
Durante o mês de setembro em que comemoramos o Dia da Árvore, muitas ações foram feitas pelo Grupo Creluz em parceria com entidades, escolas e associados, desenvolvendo trabalhos de educação ambiental, reflorestamento de áreas degradadas e nascentes de sangas e rios.
No dia 01 de setembro, foi realizada uma reunião sobre o Meio Ambiente na Escola Estadual Dorvalino Luciano de Souza de Cerro Grande, com a participação de alunos, professores, pais e entidades do município onde a cooperativa firmou convênio com a escola, destinando recursos para a implantação de um projeto modelo de instalação de cisternas para a captação da água das chuvas, fazendo o reaproveitamento desta água para ser usada no sistema de distribuição interna da Instituição.
Aproveitando o ato cívico do dia 07 de setembro em Rodeio Bonito, a Cooperativa prestigiou as atividades, disponibilizando mudas de espécies nativas para a população. Foi um dia de civismo e preocupação com o meio ambiente, onde muitas pessoas retiraram as mudas para plantar, elogiando esta iniciativa da cooperativa.
Já no dia 09 de setembro no município de Jaboticaba, a Creluz em parceria com a secretaria de meio ambiente e o Hospital Santa Rita, realizaram a entrega de 7.600 mudas de árvores nativas, beneficiando um projeto do PIM – Primeira Infância Melhor e mais 25 famílias de agricultores que irão reflorestar nascentes e áreas degradadas.
E no dia 21 de setembro Dia da Árvore, a Creluz em parceria com a JCI, Escola Estadual José André Acadroli e Secretaria de Meio Ambiente de Rodeio Bonito, em conjunto com os proprietários de terras ribeirinhas da Linha Caçador, realizaram o início do projeto de reflorestamento de nascentes de todo o córrego do Lajeado Caçador na Linha Caçador município de Rodeio Bonito. Este é um projeto que teve início neste dia e terá seu término no final do ano de 2011, quando as mudas estiverem definitivamente com capacidade de se desenvolverem por conta própria.
A cooperativa também mantém diariamente seus trabalhos junto ao horto florestal localizado no município de Pinhal, onde desenvolve o plantio de mudas em áreas de preservação permanente e principalmente a produção e controle das mudas para serem plantadas e até mesmo distribuídas para atender projetos voltados ao meio ambiente.
Para o presidente Elemar Battisti, a Cooperativa sempre teve ampla preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente, e exemplo disso, foi a premiação internacional recebida em Londres na Inglaterra neste ano de 2010. O Prêmio Ashden Awards não premia só as ações ambientais da cooperativa, mas sim a geração de energia limpa, renovável e sustentável, onde beneficiou em especial os associados, permitindo a redução das tarifas de energia elétrica.