Creluz disponibiliza 500 mudas para Iraí
Cooperativa é parceira em ações que marcam a semana do meio ambiente
A primeira semana de Junho é a semana do meio ambiente, no dia 05, comemora-se o dia mundial da ecologia, nesta época geralmente são intensificadas as ações de incentivo a preservação da natureza, promovidas por entidades e escolas da região, que buscam a parceria da Creluz, para a distribuição de mudas de arvores nativas da flora regional, produzidas no Horto próprio da Cooperativa.
Em 2014, somente no mês de junho, a Creluz distribui mais de 20 mil mudas nos 36 municípios da área de atuação, neste ano a expectativa que essa marca seja superada. Ainda no mês de maio, 70 mudas de Palmeira Real foram doadas ao agricultor e associado da Cooperativa, Milton Luiz Barbieri, residente na comunidade de Vila Salete, interior de Iraí.
Com orientação da Emater daquele município Barbieri, plantará as palmeiras para o embelezamento da propriedade, fazendo um caminho até uma cachoeira para um futuro roteiro de turismo rural. Também em Iraí, outras 200 mudas de árvores nativas como pitanga, cedro e angico foram entregues para alunos e professores do colégio Dr. Vicente Dutra, localizada na comunidade de Santa Maria Goretti.
Estas mudas foram entregues, como parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Escritório da Emater-RS/ Ascar de Iraí na semana do meio ambiente. O Horto da Creluz forneceu nos últimos dias um total de 500 mudas para este projeto, destas já foram entregues 270 (70 palmeiras e 200 árvores nativas). As 230 mudas restantes serão distribuídas a alunos no decorrer do mês de junho, completando as ações relacionadas ao meio ambiente.
O presidente da Creluz, professor Elemar Battisti, destaca que durante todo o ano a Cooperativa trabalha e faz a sua parte para a preservação do meio ambiente e até mesmo a recuperação de áreas degradadas. “Todos os dias temos entregas de mudas para entidades e associados da nossa região”, resume Battisti.