Creluz é parceira do Projeto Seberi
Reunião da última quinta 24, mostrou que a região continua mobilizada
A creluz é parceira do Projeto Seberi desde o seu inicio em 2007. O objetivo é implantar em Seberi, uma Usina Termelétrica para fazer o aproveitamento dos resíduos do lixo (não recicláveis) para a geração de energia.
Além da Cooperativa de geração e distribuição de energia, o projeto Seberi tem o apoio de 3 consórcios de lixo; CIGRES, CETEGEM e CONIGEPU e 2 associações de municípios; AMZOP e AMUCELEIRO, unindo 65 municípios do Norte Gaúcho.
Na última quinta-feira 24 em Seberi, também estiveram presentes órgãos estatais como a FUNASA, Eletrosul e Eletrobrás. Na ocasião o presidente da Creluz, professor Elemar Battisti, fez um resgate dos avanços obtidos e destacou a importância da união da região em torno do projeto que é pioneiro a nível de País.
Já o engenheiro da Eletrosul, Julio Guido, fez a apresentação de um estudo de viabilidade apontando alternativas para a geração de energia utilizando a tecnologia de gaseificação dos resíduos.
Para o presidente do CIGRES, prefeito de Erval Seco, Gilmar Lechewits, o importante é a comunidade regional entender que o lucro maior não será o financeiro e sim a preservação do meio ambiente dando um destino correto para os resíduos, eliminando a necessidade da existência de aterros sanitários.