Creluz e Siemens analisam desempenho do equipamento Fusesaver

Cooperativa tem atuado na vanguarda do segmento tecnológico ligado a energia

No último mês, estiveram reunidos na Creluz, os engenheiros da empresa Siemens, Allay Aurora Nierotka Magalhães e Benjamin Gischke, juntamente com os engenheiros da Cooperativa, Gabriel Ferrari Broch e Patricia Lidia Savoldi, a fim de analisar e discutir os resultados obtidos até o momento com a implementação do equipamento de proteção de redes aéreas de distribuição de energia “Siemens Fusesaver” e para realizar novos testes com o equipamento.

A engenheira Allay é formada na Universidade Santa Cecília, de Santos - SP, sendo integrante do departamento de vendas da Siemens e responsável pelo equipamento no Brasil. Já o mestre em engenharia Benjamin Gischke tem nacionalidade Alemã e reside atualmente em Berlim, Alemanha, sendo responsável mundialmente pela Fusesaver.

A Fusesaver tem como principal objetivo proteger a rede de distribuição. Ela é instalada em série com a chave fusível, atuando instantaneamente quando ocorre uma falta transitória de energia, ocasionada geralmente por galhos em contato com a rede de média tensão, pássaros, descargas atmosféricas, etc..., preservando o elo fusível do circuito, evitando que os associados fiquem sem energia elétrica nestes casos, bem como evitando custos para a Cooperativa com o deslocamento de uma equipe de eletricistas até o local da chave.

Em janeiro de 2014 a Creluz demonstrando novamente pioneirismo na implementação de novas tecnologias e equipamentos instalou em quatro pontos estratégicos da rede de distribuição a Fusesaver, tornando-se a primeira distribuidora de energia do Brasil a instalar o equipamento, que é produzido na Austrália.

“Tecnologias que trazem economia para a Creluz e fazem bem a Cooperativa e ao nosso associado sempre são bem vindas e ao longo dos últimos anos nos tornamos uma empresa de vanguarda no que diz respeito a descoberta, testes e implementação de novos dispositivos tecnologicos”, ressalta o presidente da Creluz, professor Elemar Battisti.

 Após análise conjunta dos dados constatou-se que a Fusesaver em pouco mais de um ano de sua instalação já extinguiu 87 faltas temporárias, melhorando a qualidade da energia distribuída pela Creluz e seus indicadores de qualidade, além de diminuir significativamente custos de manutenção para a Cooperativa, aumentando a satisfação do associado com relação a energia distribuída. 

Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Creluz
Compartilhe: