Creluz inicia estudos sobre energia eólica
Mesmo já consagrada por produzir energia limpa, renovável e sustentável, gerada através de pequenas centrais hidrelétricas, agora a Creluz busca novas formas de continuar gerando energia sem agredir o meio ambiente. Entre as possibilidades estudadas pela cooperativa, se destaca a energia eólica, onde 2 projetos já estão em andamento.
Nesse sentido, nesta terça- feira, 06, engenheiros da Eletrosul estiveram na Creluz para visitar locais e escolher o ponto onde será instalada uma torre de medição de ventos para geração de energia eólica. Segundo o engenheiro da Eletrosul, Marcelo Mohr, a outorga concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina que essa torre deverá medir a velocidade do vento, temperatura, pressão e umidade do ar durante três anos, para verificar se o local tem condições climáticas estáveis para a geração de energia elétrica. “Durante esse período os dados coletados serão analisados e iremos verificar se há a possibilidade de construir um parque eólico no local”, explica o engenheiro.
Além desse projeto próprio, a Creluz, em parceria com as empresas Certhil, a Ceriluz e a Ecoprojeto, também participa dos estudos da Cooperventos Giruá S/A, onde já foi instalada uma torre para estação anemométrica de 108 metros de altura para medir direção e velocidade dos ventos com a prospecção de geração de energia eólica.