Creluz prepara formatura da primeira turma de técnico em eletrotécnica

Iniciativa de implantar um curso descentralizado dentro da Cooperativa é pioneira no Estado

A Creluz, cooperativa que gera e distribui energia para 36 municípios do Norte Gaúcho, está prestes a viver um momento inédito em sua história. Com 48 anos de atuação, estará formando nos próximos dias a primeira turma de técnicos em eletrotécnica em um curso desenvolvido dentro da própria cooperativa.

A iniciativa pioneira, é fruto da parceria com o Colégio Evangélico de Panambi (CEP) e foi financiada com recursos do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES), com aprovação dos associados através de assembleia, conforme destaca o presidente da Creluz professor Elemar Battisti, mentor da iniciativa.  

A Cooperativa também tem em andamento uma faculdade de Engenharia Elétrica com aulas ministradas em Rodeio Bonito, em um projeto desenvolvido em conjunto com a Unijuí. “Nos dias atuais talvez a educação não receba a prioridade que deveria, mas nós procuramos contribuir fazendo a nossa parte”, destaca Battisti.

Na segunda 21, acontecerá no auditório da Creluz em Pinhal, a apresentação final dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Os trabalhos desenvolvidos focaram situações reais da Cooperativa como: redução de perdas de energia, evolução na elaboração de projetos elétricos, redução de problemas com danos elétricos, redução de faltas de energia, combate as faltas transitórias de energia, e acompanhamento em tempo real de todas as grandezas elétricas das redes de distribuição procurando melhorar a confiabilidade do sistema.

A solenidade de formatura acontecerá sexta-feira 25, no Centro de Educação Treinamento e Recreação do Grupo Creluz (Fundaluz) localizado em Pinhal. O curso teve início ainda em 2011. O objetivo principal de ações como esta, é a busca pela excelência na prestação de serviços de geração e distribuição de energia, diretamente ligada à satisfação dos associados e consumidores.

 

Trabalhos de conclusão de curso

Estudo de viabilidade técnica e econômica sobre a instalação de dispositivos de proteção contra surtos em instalações secundárias de baixa tensão da Creluz (Por Clodoaldo Dallagnesi e Fernando Fiorentin);

Análise de diferença entre energia comprada versus faturada no alimentador 423 da Creluz (Por Ademir Wisinheski e Dirceu da Silva);

Projeto elétrico de uma rede de distribuição em 3D (Por Denilse Ramos da Rosa Romitti e Eliziane Rodrigues Ramão);

Correção automática do fator de potência em média tensão (Por Luciano Marcolan e Vilmar Kossooski);

Sistema de telecomando de religadores (Por Baltazar Antonio Barcarolo e Jonas Krenchinski);

Proteção de elo fusível com instalação de chave fusesaver (Por Marcos Antonio Costa e Sidinei Bariviera);

Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Creluz
Compartilhe: