Creluz presente em encontro para tratar da saúde dos garimpeiros
A Cooperativa também apóia as ações da Associação de Portadores de Doenças do Garimpo (Amparo) desde a sua fundação em 2009
Na quarta 28, aconteceu em Ametista do Sul, na Câmara de Vereadores, o encontro do Projeto Vidas Paralelas (PVP). Um programa do Governo Federal que visa a melhora na saúde dos trabalhadores dos garimpos.
O objetivo do encontro é de traçar estratégias para o desenvolvimento de pesquisa que visa analisar o processo de adoecimento dos trabalhadores de garimpos no Estado do Rio Grande do Sul e encontrar estratégias de prevenção dos acidentes do trabalho bem como a promoção a melhorias das condições de vida da população envolvida.
O evento contou com a presença de lideranças e autoridades da região, entre eles o presidente da Creluz, Elemar Batisti, que destacou a importância do projeto, salientando que a Creluz sempre é parceira de iniciativas para o bem da região.
O projeto conta com apoio dos Ministérios da Saúde e da Cultura e da Associação que protege garimpeiros que sofrem com doenças ocasionadas pela atividade extrativista (Amparo), presidida pelo ex-garimpeiro Enio da Rosa.
Apesar do Brasil inteiro possuir garimpos e o Projeto Vidas Paralelas, a região do Médio Alto Uruguai foi a escolhida para sediar o evento, o que é considerado pelas lideranças uma grande conquista.