Creluz recebe acadêmicos da URI

Cinquenta alunos de vários cursos da universidade visitaram a Usina do Braga e o Horto Florestal da Cooperativa

Na última semana, acadêmicos de vários cursos da Universidade Regional Integrada (URI), de Frederico Westphalen, se propuseram a aprofundar seus conhecimentos em geração de energia limpa renovável e sustentável, e para isso, visitaram a Creluz, reconhecida internacionalmente por suas práticas ambientais e de sustentabilidade.

Orientados e guiados pelo professor Claudionei Vicente Cassol, os acadêmicos da disciplina de realidade brasileira de cursos como direito, computação, biologia, pedagogia, enfermagem, farmácia, psicologia e ciências contábeis, visitaram pela parte da manhã a Usina do Braga localizada no município de Cristal do Sul, as margens da RS 587 e no inicio da tarde foram recebidos pelo presidente da Creluz, professor Elemar Battisti, no auditório da matriz administrativa em Pinhal.

Em seguida o grupo se dirigiu até o Horto Florestal da Cooperativa localizado na Linha Tres, interior do município de Pinhal. Na estação ecológica os acadêmicos conheceram o processo de produção de mudas nativas que são doadas aos associados e entidades da região, além do telhado verde, e o aproveitamento da água da chuva e resíduos captados nos canais de adução das usinas que são reaproveitados e transformados em adubo para a produção das mudas, iniciativa que também colabora para a limpeza dos rios.

“Para nós é sempre um grande prazer  receber entidades da região e neste caso, acadêmicos da URI, para mostrar um pouco mais do trabalho ambiental que é realizado a longo prazo pela Creluz, afinal ambientalismo não se faz da noite para o dia com resultados imediatos, e sim pensando no futuro da humanidade e do planeta”, destaca Battisti.

O presidente da Creluz também falou aos acadêmicos sobre os investimentos constantes em novas tecnologias, a atuação ambiental e social, a geração de energia através de pequenas centrais hidrelétricas e os projetos para a geração de energias alternativas no futuro, além dos programas de qualidade, certificações ISO 9001 e 10002, além dos projetos da usinas hidrelétricas para o Rio da Várzea. 

O professor Cassol destaca que os problemas da sociedade são gestados ou resolvidos pela mente das pessoas e que a Creluz é um belo exemplo de como se pode produzir energia de forma ecológica e sustentável.

Fonte: Edevaldo Stacke/Assessoria Comunicação Creluz
Compartilhe: