Creluz receberá o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler
As ações ambientais e de sustentabilidade agora reconhecidas também no Brasil
Depois de ser reconhecido por duas vezes no continente Europeu, chegou a vez do Grupo Creluz receber em solo gaúcho, uma das mais importantes comendas ambientais brasileiras, o prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, realizado pela Revista Ecologia & Meio Ambiente, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM).
A solenidade de homenagem acontecerá na sexta dia 29,em Porto Alegre, contando com a presença de várias autoridades políticas e ambientais. Além do Grupo Creluz, serão premiadas neste ano marcas consagradas Brasil a fora, como Braskem, Randon e Todeschini. Representando o cooperativismo gaúcho, a Creluz é a única do ramo de energia e infraestrtura.
Ana Cruzat, Coordenadora Técnica da 3ª Edição do Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, justifica que a Creluz foi selecionada por pertencer a um segmento que é estratégico para o Rio Grande do Sul e para o Planeta: a produção de energia limpa renovável e sustentável.
“Chamou a atenção da comissão julgadora do Prêmio, o Case do Grupo Creluz que trouxe até nós um pouco do trabalho da Cooperativa na geração própria de energia e as metas de sustentabilidade, norteadas por vários programas socio-ambientais, aliados a projetos futuros na geração de energia térmica, com a utilização de resíduos sólidos do lixo, e energia eólica”, lembra a coordenadora.
Henrique Luiz Roessler, foi um combatente a caça predatória e a devastação das matas gaúchas por madeireiras, nas décadas de 40 e 50, sendo conhecido como “um caçador de caçadores”, criando várias entidades de proteção ambiental e projetos, através do trabalho voluntário, além de assinar muitos artigos escritos ao Jornal Correio do Povo, abordando a necessidade da preservação da natureza.
“Para a Creluz, é uma grande honra receber mais esta homenagem, desta vez em solo brasileiro, queremos compartilhar mais este Prêmio com todo o nosso quadro social. As ações reais e concretas que fazemos em favor da sustentabilidade do Planeta, agora são reconhecidas também no Brasil, e mais uma vez confirmam a Creluz como uma organização que contribui para um mundo melhor”, resume o professor Elemar Battisti, presidente do Grupo Creluz.