Creluz sedia encontro de técnicos e engenheiros de todo o Estado
Programa de padronização desenvolvido pela Fecoergs recebe apoio da Cooperativa desde a sua implantação desde 2003
Na última semana engenheiros e técnicos de cooperativas de energia de todo o Estado estiveram reunidos na sede da Creluz em Pinhal, para mais um encontro do Programa de Padronização, desenvolvido pela Federação das Cooperativas de energia e desenvolvimento rural do Rio Grande do Sul, a Fecoergs.
Este programa vem sendo desenvolvido desde 2003 e a Creluz é integrante desde o seu inicio, como uma grande apoiadora, conforme destaca o coordenador da iniciativa, Leandro André Hoerlle, que salientou ainda o trabalho eficiente que a Cooperativa realiza na geração e distribuição de energia em sua área de atuação.
O objetivo principal da padronização é a unificação dos métodos de trabalho das cooperativas do Sistema Fecoergs, promovendo a integração e a cooperação entre os envolvidos, formando base única de todos os padrões e garantindo a manutenção deste conhecimento, além de desenvolver multiplicadores, possibilitando repassar os conhecimentos advindos do desenvolvimento técnico.
O coordenador técnico, engenheiro eletricista, Luis Osório Dornelles, destaca que vários avanços já foram obtidos pelas cooperativas desde o inicio do programa, resultando em um atendimento mais qualificado e eficiente ao associado, contribuindo significativamente para uma melhor qualidade da energia fornecida, além do aumento na segurança dos trabalhadores.
Dornelles citou a Creluz como exemplo no desenvolvimento de tecnologias para a distribuição de energia com eficiência, ao lembrar a rede ecológica implantada pela Cooperativa as margens da ERS587, aprimeira rede de alta tensão com cabos multiplexados, com isolação em 5 camadas em solo gaúcho.
O presidente da Creluz, professor Elemar Battisti, deu abertura ao encontro de técnicos e engenheiros e destacou os avanços tecnológicos e normativos que norteiam o setor elétrico, recordando que desde seu surgimento em 2003, o Programa de Padronização sempre contou com o apoio da Creluz.
Em pinhal, o encontro teve a duração de dois dias, quinta e sexta-feira, 14 e 15 de junho.