Creluz testa tecnologia inédita para regular energia reativa

Já está em operação em Ametista do Sul o 1º compensador automático de energia reativa

Depois de implantar em Rodeio Bonito a primeira rede multiplexada compacta isolada aérea de alta tensão do Estado do Rio Grande do Sul, a chamada Rede Ecológica, com iluminação LED, agora a Creluz inova mais uma vez e coloca em operação ainda em fase de testes, o 1º Banco Compensador de Energia Reativa e Automático do Brasil.

A tecnologia também é inédita no mundo. O sistema destes novos reguladores é inteligente e entra em linha somente quando necessário, com o objetivo de diminuir as oscilações de tensão. O novo equipamento está instalado na Linha Três Coqueiros, Ametista do Sul.

A nova tecnologia foi desenvolvida pela Indústria de Transformadores Birigui (ITB) de São Paulo, em conjunto com a Universidade de Uberlândia, Minas Gerais, sendo premiado como melhor equipamento, em um seminário técnico de energia no Rio de Janeiro.

O experiente engenheiro Marcio Pena Rangel, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia e que supervisionou a entrada em operação do novo Compensador, destaca que o equipamento proporcionará ao consumidor da Creluz uma melhor qualidade na energia, reduzindo as oscilações, mantendo o equilíbrio no fornecimento.

O Banco de Reguladores está localizado em uma rede estratégica para o abastecimento da área de garimpos em Ametista do Sul, onde a forte demanda de energia em horários específicos dificulta o abastecimento. O gerente de projetos da ITB Equipamentos Elétricos, Danilo Iwamoto, destaca o pioneirismo da Creluz que abriu as suas redes para a nova tecnologia.

“A participação da Creluz é fundamental pois ela será a primeira distribuidora a avaliar a nova tecnologia e validar a experiência ou não, pelos primeiros dados que temos o resultado será positivo”, destaca Iwamoto.

“A trajetória da Creluz é repleta de desafios. Somente quem é ousado e arrisca larga na frente e é capaz de inovar, o setor elétrico exige isso, são esses investimentos que reduzem custos e aumentam a eficiência no atendimento ao associado”, lembra o presidente da Creluz, Elemar Battisti.

O novo Compensador de Energia Reativa emite dados referente ao seu funcionamento em tempo real, com painel digital e funcionamento automático, regulando a tensão de energia na rede distribuidora. Engenheiros e técnicos da Creluz fazem parte do projeto e monitoram de perto o funcionamento do novo equipamento.

Fonte: Edevaldo Stacke/Assessoria de Comunicação Creluz
Compartilhe: