Creluz traz Curso de Engenharia Elétrica da Unijuí

O convênio foi firmado nessa quarta-feira, 23, em um evento para cerca de 300 pessoas, onde estiveram presentes colaboradores e associados da cooperativa; comunidade e autoridades regionais e também o reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Maria Nehring e o Chefe Departamento de Tecnologia, Julio Cezar Oliveira.
A iniciativa, inédita na região, tem o objetivo de formar o quadro de colaboradores da Creluz, montar uma das melhores equipes técnicas do setor elétrico e também formar pessoas que contribuam para o desenvolvimento da região, gerando empregos e crescimento.
O curso terá duração de 5 anos e as aulas serão ministradas pelos professores de Engenharia Elétrica da Unijuí. A Creluz irá disponibilizar o auditório da sede da empresa para a realização das aulas teóricas e a universidade receberá os alunos para as aulas de laboratório. O presidente Elemar Battisti afirma que essa ideia vai ser a aliança perfeita entre a teoria e a prática da Engenharia Elétrica.
As 20 vagas oferecidas serão preenchidas mediante uma prova de vestibular e de um teste psicológico, que vai identificar se a pessoa tem habilidade ou não para o curso. Desse total, 10 vagas serão destinadas ao quadro de colaboradores e as outras 10 a associados e filhos da área de atuação da cooperativa. Mas, Battisti ressalta que “não estamos formando gente apenas para a Creluz, estamos formando empreendedores, que podem atuar particularmente, que podem gerar emprego e renda. Queremos formar competência para essa região.”.
Para o reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, o processo de educação diferenciada desses alunos se refletirá na cooperativa, já que a sua formação se dará já no seu ambiente de trabalho. Além disso, os professores também sairão ganhando, pois eles terão um laboratório real, onde as coisas acontecem do modo como acontecem no dia a dia.
A Creluz utilizará os recursos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social – FATES, que destina 5% das sobras liquídas para a prestação de assistência aos associados e seus familiares e empregados da cooperativa, para  viabilizar a implantação do curso. Dessa forma, o presidente da cooperativa afirmou que “esse fundo da cooperativa vai ser aplicado em educação, para que o estudante continue no curso, pois é um curso longo e difícil, para que depois possa sair com o registro de engenheiro de dentro dos prédios da Creluz.”.
De acordo com o prefeito em exercício de Rodeio Bonito, Nilson Luis Dal Cortivo, esse é um momento muito especial, pois esse ato proporciona, não apenas para a região, técnicos preparados para o mercado de trabalho.

O início das aulas está previsto para o dia 4 de março e para se inscrever os candidatos devem entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos da cooperativa pelo telefone 3754-1800.
Fonte: Departamento de Comunicação
Compartilhe: