Dirigentes das cooperativas de energia avaliam corte de impostos
Encontro da FECOERGS aconteceu em Caibaté, na Sede da Cermissões
A Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (FECOERGS), realizou no ultimo dia 14, um encontro reunindo presidentes e dirigentes cooperativistas de geração e distribuição de energia do Estado Gaúcho.
O evento aconteceu na sede da Cermissões, na cidade de Caibaté, região missioneira gaúcha. O presidente do Grupo Creluz, professor Elemar Battisti, participou da reunião descentralizada que teve na pauta a avaliação do processo de regularização das cooperativas, planejamento estratégico 2010/2015 e investimentos no sistema elétrico.
Porém o assunto que ganhou grande ênfase foi o corte de impostos do Governo Federal na tarifação de energia e seu impacto nas permissões e concessões tanto na geração quanto na distribuição de energia.
“Traçamos em conjunto um planejamento para os próximos anos no setor de energia, já que os impactos destas medidas governamentais serão grandes e muitas mudanças terão que ser implementadas”, destaca o presidente Battisti.
O corte em parte dos impostos que oneram a conta da energia, entrará em vigor a partir de janeiro de 2013, com queda de 16 % para o consumidor residencial e 28 % para a indústria.
O impacto para quem gera e distribui energia será grande e é preciso repensar o setor para os próximos anos, principalmente porque haverá uma grande migração de consumidores do mercado livre para o mercado cativo novamente, invertendo uma tendência dos últimos anos.
A direção da FECOERGS através do Presidente Jânio Vital Stefanello e do Superintendente José Zordan estão em contato permanente com a Câmara Federal e com a ANEEL para acompanhar de perto o que vai acontecer no setor e propor mudanças se for o caso.