Economize energia com o horário brasileiro de verão

Fique atento para o uso correto dos eletrodomésticos principalmente,

Com o início do horário brasileiro de verão, que se estende até o mês de fevereiro, preparamos algumas dicas para você economizar energia, ocasionando um alívio no bolso, além de ajudar a proteger o planeta.

Durante esta temporada, o dia tem mais tempo de iluminação solar. Por isso, abra as cortinas e utilize menos as lâmpadas. Quando a iluminação natural não for mais suficiente, utilize lâmpadas fluorescentes. As lâmpadas incandescentes têm custo menor, porém as florescentes compactas são quatro vezes mais eficientes e duram de oito a dez vezes mais.

Segundo o Inmetro, somente a troca de incandescentes por fluorescentes compactas equivalentes podem significar uma economia de cerca de R$ 310 em um ano - em um apartamento de dois quartos, com 13 lâmpadas.

É preciso também manter a rede elétrica interna da residência em bom estado. Outra dica para melhorar a iluminação é a utilização de cores claras na hora de pintar as paredes internas da residência, pois as cores escuras exigem lâmpadas mais potentes.

Chuveiro

No banho, a dica é usar sempre que possível o chuveiro na posição 'verão'. A economia pode chegar a 30% nestes casos. Além disso, é importante também limitar o tempo de banho entre cinco e oito minutos. Resistências de chuveiro queimadas, não devem ser reaproveitadas, pois isso acarreta no aumento do consumo de energia elétrica.

Refrigerador ou freezer

Os aparelhos refrigeradores devem ser protegidos dos raios solares e mantidos o mais longe possível do fogão. Além disso, alimentos que ainda estão quentes não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer.

É preciso também ficar atento à vedação da porta, que sempre deve estar em bom estado, evitando assim a fuga de ar frio. Outra dica é regular o termostato adequadamente às estações frias e quentes do ano e não utilizar a parte traseira do refrigerador para secar tecidos. É importante também manter o refrigerador distante da parede.

Já para a compra de uma nova geladeira, segundo o Inmetro, elas são classificados quanto à eficiência energética, por isso o modelo mais simples, de uma porta, classificado como 'A' em comparação a um classificado como 'E', representa uma economia de R$ 54 em um ano. Se levar em conta o período médio de vida das geladeiras - de 10 a 12 anos - com essa economia é possível, praticamente, comprar um refrigerador novo.

Ar-condicionado

O ar condicionado deve ser utilizado somente em ambientes fechados. Além disso, janelas e portas devem estar bem vedadas. A potência do equipamento deve ser avaliada de acordo com o tamanho do ambiente que será refrigerado.

De acordo com o Inmetro, a dica para iniciar o uso do condicionador de ar é fechar as portas do ambiente e ligar o aparelho no máximo. Após esperar refrigerar, diminuir a intensidade para manter a temperatura confortável.

Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Creluz
Compartilhe: