Empresário alemão visita a Creluz
Ubbo de Witt é pioneiro em projetos eólicos na Alemanha, sócio da Ecoprojeto.
O empresário alemão Ubbo de Witt, físico, pesquisador e pioneiro em projetos para a geração de energia eólica na Alemanha, esteve visitando na última sexta 07, a Matriz da Creluz em Pinhal.
Pela parte da manhã participou de uma reunião com os presidentes das cooperativas que juntamente com a Ecoprojeto, formam a Copervento, empresa que mede a velocidade e intensidade dos ventos em Giruá, projetando para aquele município a construção de um Parque Eólico.
Ao meio dia, o empresário acompanhado de sua esposa, almoçou com os membros das direções das cooperativas e funcionários da Certhil, Ceriluz e Creluz, na companhia de Mara Frey Rockenbach, sócia da empresa Ecoprojeto de Chapada.
Participaram do encontro os presidentes da Certhil, de Três de Maio, Kurt Grenzel, que também preside a Copervento, Iloir de Pauli, presidente da Cerliuz de Ijuí, e o professor, Elemar Battisti, presidente da Creluz.
Ubbo de Witt, que por muitos anos integrou o Instituto de Pesquisa Alemão de Energia Eólica, disse estar otimista quanto ao projeto de Giruá, pois segundo ele, pelos dados apresentados, os ventos aqui são melhores que as correntes eólicas da área costeira da Alemanha.
À tarde, o casal alemão visitou o Horto Florestal da Cooperativa, pontos turísticos em Ametista do Sul e o Complexo Hidrelétrico Granja Velha da Creluz, em Taquaruçu do Sul, se dizendo impressionados pelo modelo de geração de energia limpa renovável e sustentável, reconhecido internacionalmente.
A visita foi guiada pelo diretor secretário da Creluz, Clenio Alberto Trentin e o diretor técnico Valdair Pedro Battisti.