Estudo do Projeto Seberi é apresentado ao deputado Fontana

O próximo passo será buscar financiamento para a execução do projeto junto aos governos estadual e federal.

A Eletrosul apresentou, nesta segunda-feira (11/03), o estudo de viabilidade técnica e econômica para implantação da usina de geração de energia com o aproveitamento de resíduos sólidos urbanos proposto pela Creluz e os municípios das regiões Médio Alto Uruguai e Celeiro do Estado.

 O termo de cooperação que permitiu a elaboração do documento foi firmado em 2010 entre Eletrosul, Cigres (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos) e Amzop (Associação dos Municípios da Zona da Produção), envolvendo mais de 50 municípios. A reunião foi realizadaem Porto Alegre, no gabinete do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), vice-líder do Governo Dilma, que é um incentivador desta iniciativa.

O estudo estruturou o projeto e apontou o modelo de negócio ideal para a construção da usina termoelétrica que vai produzir energia através da queima do lixo dos municípios. Atualmente, 80% do lixo recolhido na região é reciclado. A ideia é gerar energia elétrica a partir dos 20% não recicláveis. “É um projeto que tem grande possibilidade de ser executado por ser um exemplo de preservação ambiental e sustentabilidade e por ser replicador de tecnologia para experiências em todo o Brasil”, ressaltou Henrique Fontana.

O próximo passo é buscar financiamento para a execução do projeto. O deputado solicitará audiências para apresentar o estudo de viabilidade à Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado e ao Badesul. Com o apoio do Governo do Estado, levará o projeto ao Ministério do Meio Ambiente e à direção da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que concede financiamento com baixo custo para o desenvolvimento de tecnologia.

O diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio, reforçou a importância do projeto e ressaltou que encontrar soluções para o tratamento de resíduos sólidos urbanos é de total interesse da sociedade. “Jamais produziríamos lixo para gerar energia, mas trata-se de um projeto de solução ambiental e geração de energia renovável”, afirmou.

Também participaram da reunião Rafael Takasaki, gerente de projetos Eletrosul, Elemar Battisti, presidente da Creluz, Celso Brites, gerente regional da Eletrosul no RS, Maurício Xavier, assessor de implantação Projetos da Eletrosul, Eder Gerelli, responsável pela área de Geração de Energias Alternativas e Renováveis da Creluz, Gilmar Leschewitz, prefeito de Erval Seco e presidente do Cigres, Edson Leschewitz, vereador de Erval Seco, Renato Bonadimann, prefeito de Seberi, e prefeito Luiz da Silva Rosa e vice-prefeito Odair Adilio Pelicioli, de Trindade do Sul.

Fontana parabenizou o trabalho coletivo das lideranças regionais e lembrou que foi assim que o Hospital Público Regional de Palmeira das Missões saiu do papel.

Fonte: Divulgação
Compartilhe: