Fórum reforça a busca das cooperativas por um mundo ético e sustentável

Mais de uma centena de pessoas - representantes de 25 cooperativas, empresas ou entidades - reuniram-se na tarde de quinta-feira (1º/07), em Lajeado, entre elas a presença dos colaboradores Eder dos Santos Gerelli e Eloy Guth do Grupo Creluz, para discutir ética, sustentabilidade e imagem. Foi durante o IV Fórum de Cooperativismo, promovido pela Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado. O evento fez parte das comemorações pelo Dia Mundial do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho.

“São temas muito importantes e atuais. Falar de ética, por exemplo, é fundamental para a afirmação das cooperativas na sociedade consumista de hoje, na qual a cooperação e a solidariedade vivem sufocadas”, comentou um dos participantes, Sighard Hermany, da Ecovale, cooperativa de agricultores familiares ecologistas, de Santa Cruz do Sul.

O evento foi aberto pelo presidente da Unimed VTRP, médico Carlos Antonio da Luz Rech, que salientou a diversidade e a força das cooperativas na região e no Estado. “Somos 780 cooperativas e mais de 1,4 milhão de associados em ramos como agropecuária, consumo, crédito, educação, especial/social, habitação, infraestrutura, mineração, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer”.


Qualidade de vida

Na sequência, o médico moderou a palestra “Gestão sustentável”, ministrada pelo presidente do Sistema Ocergs – Sescoop/RS, Vergílio Frederico Perius. O palestrante contextualizou o cooperativismo na economia nacional, destacando a geração de empregos e arrecadação. Disse que a sustentabilidade já é um tema presente no setor e apresentou resultados de levantamento feito pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Eles mostram que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – indicador que mensura a qualidade de vida da população – já é superior naqueles municípios onde estão instaladas sedes de cooperativas.

A segunda palestra, “A ética e o cooperativismo”, foi apresentada pelo doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), professor Ernildo Jacob Stein, com moderação do diretor de Gestão Organizacional e de Integração da Federação das Unimeds/RS, médico Jorge Antônio Martines. Conforme Stein, as cooperativas assumem com muito êxito a responsabilidade de gerar bem-estar social às pessoas. E completou: “O cooperativismo surge do lado mais nobre do ser humano: a solidariedade. Portanto, um cooperativismo não-ético é a negação do cooperativismo”.

A programação do fórum foi encerrada pelo presidente e diretor de Estratégia Competitiva da agência de publicidade Competence, João Satt Filho, com a palestra “Construindo a imagem do cooperativismo”, moderada pelo coordenador técnico da Ocergs-Sescoop/RS, Derli Schmidt. Filho comentou que não existe uma linguagem única na propaganda e que cada marca deve dialogar com o público que pretende atingir. Falou sobre a importância de as cooperativas investirem na marca para se tornarem líder no mercado e gerarem maior satisfação aos seus associados. No final de sua explanação, apresentou a construção da imagem da cooperativa de crédito Sicredi nos últimos anos.

Fonte: Departamento de Comunicação
Compartilhe: