Geração limpa, rio limpo também!

Há 11 anos a direção da Creluz resolveu investir no potencial hídrico da região na qual está inserida e, por isso, optou por trabalhar também com a geração de energia. Hoje, a cooperativa conta com 6 usinas de geração de energia, que, por serem de pequeno porte, não causam alagamentos, evitam a retirada de famílias e assim geram energia de forma sustentável.
Além disso, durante a contrução das usinas, foram instaladas grades para proteger os equipamentos dos resíduos trazidos pela água do rio. Essas grades seguram os resíduos que são coletados por um sistema automatizado. Dessa forma, os resíduos orgânicos, como folhas e galhos, são recolhidos e depositados em containeres e, em seguida, são levados para compostagem. Após a decomposição, esse material é utilizado para adubar as mudas de árvores nativas que são cultivadas no horto florestal da cooperativa, sediado em Pinhal.

 Já a sujeira, como sacolas plásticas e garrafas pet, são recolhidas, separadas e encaminhadas para as empresas que realizam reciclagem de lixo. Esse processo de geração de energia aliada ao recolhimento dos resíduos, devolve a água mais limpa e oxigenada para o leito do rio, ajudando a preservar a natureza.
Essa forma limpa de produzir energia foi premiada internacionalmente em 2010 pela The Ashden  Awards, uma entidade britânica que avalia e premia projetos de geração de energia limpa, renovável e sustentável.

Fonte: Laisa Fantinel
Compartilhe: