Grupo Creluz inaugura rede ecológica
Empreendimento está localizado as margens da RS 587 na entrada de Rodeio Bonito
A noite da ultima quinta-feira 18, se tornou histórica para o Grupo Creluz e um marco para a distribuição de energia do Rio Grande do Sul, a medida que foi inaugurada a primeira rede multiplexada de alta tensão aérea compacta com 5 camadas isolantes e ecologicamente correta.
A rede mede 2 quilômetros e 100 metros, tendo, 45 postes cônicos, 2 transformadores trifásicos de 30 e 75 KVA, projetados para operar sem o uso de óleo ascarel, os chamados transformadores verdes. As cruzetas são fabricadas a partir do uso de reciclado como resíduos de plástico moído e fibra de vidro.
A estrutura também contará com iluminação, através de lâmpadas LED, proporcionando economia de energia em cerca de 62 %, com longa durabilidade e alta luminosidade, sem o uso de metais pesados, além de proporcionar o uso consciente da energia promovendo a sustentabilidade, sendo esta a tendência para uso em larga escala no futuro.
O principal objetivo de mais esta ação do Grupo Creluz, é preservar o túnel verde, formado por árvores as margens da rodovia, evitando que galhos tenham que ser cortados, além de acabar com a escuridão existente no local que é muito usado para a realização de caminhadas.
A nova rede servirá também como laboratório de estudo para dois cursos voltados para a formação de profissionais da área de energia que estão sendo desenvolvidos pelo Grupo Creluz: curso superior em engenharia elétrica, em parceria com a Uniijui e o curso pos médio de técnico em eletrotecnico, em conjunto com o Colégio Evangélico de Panambi.
Esta nova tecnologia também estará a disposição de outras instituições de ensino e pesquisa da região e do Estado, e para profissionais e pessoas de um modo geral que queiram se aprofundar nestes conhecimentos, além de servir como parâmetro para projetos futuros de iluminação publica que venham a ser desenvolvidos pelas administrações publicas.
Logo após o ato inaugural o presidente do Grupo Creluz, professor Elemar Battisti, autorizou o acionamento da rede, destacando que mais uma vez a cooperativa antecipa o futuro, assim como fez na década de 90 ao iniciar a geração própria de energia através de Centrais Hidrelétricas que não causam impactos ambientais nem a remoção de famílias.
Várias autoridades oriundas de todo o Rio Grande do Sul presenciaram a inauguração da Rede Ecológica, incluindo prefeitos, vereadores, diretores de universidades e instituições de ensino, além de lideranças cooperativistas, empresariais, religiosas, direção e colaboradores do Grupo Creluz, além da imprensa.