Movimento Tradicionalista Gaúcho entrega Comenda João de Barro á Creluz

Em 28 de outubro de 1966, foi criado o Movimento Tradicionalista Gaúcho-MTG. A criação do MTG foi a realização do anseio e da culminância do trabalho de muitos tradicionalistas. O MTG hoje é o órgão catalisador, disciplinador, orientador das atividades dos seus filiados, especialmente no que diz respeito ao preconizado em sua Carta de Princípios.

Aconteceu no dia 24 de outubro no CTG Tropeiro Velho na cidade de Panambi – RS, a festa em comemoração aos 44 anos de fundação do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG – RS. Oportunidade onde o movimento reuniu as 30 regiões tradicionalistas do estado, para um congresso e a entrega de homenagens.

Cada região tradicionalista poderia homenagear uma pessoa e também uma empresa, onde a 17ª região que abrange 15 municípios e 23 entidades da região do médio uruguai, elegeram por unanimidade um tradicionalista e uma entidade. 

A homenagem como tradicionalista foi para o Sr. Iberê Godói, ex-patrão do CTG Boa Vontade de Palmeira das Missões pelos trabalhos prestados ao crescimento do tradicionalismo gaúcho. Já a Creluz – Cooperativa de Distribuição de Energia, recebeu a comenda “João de Barro”, pelos relevantes serviços prestados ao tradicionalismo, fruto do seu exemplar amor ao Rio Grande do Sul, traduzidos em atos concretos na defesa, manutenção e promoção da identidade cultural do gaúcho, bem como por ter ajudado no desenvolvimento regional, beneficiando diretamente as pessoas e por ser uma cooperativa recentemente premiada por gerar energia limpa, renovável e sustentável.
Para o presidente do MTG – RS, Sr. Oscar Fernande Gress, esta foi uma grande comemoração e as homenagens realizadas vem de encontro aquelas pessoas, entidades e empresas que sempre fizeram algo para o movimento tradicionalista. E a comenda João de Barro, vem de uma ave símbolo mesmo não reconhecida por lei, mas que representa a construção de seu lar e de sua casa, e a Creluz recebe essa comenda por ser uma empresa vem fazendo sua parte com as pessoas e com toda a humanidade.

O coordenador da 17ª região tradicionalista Sr. Luiz João Queiroz, destaca que foi decidido por unanimidade pelos patrões dos CTGs da região a entrega da comenda “João de Barro” para a Creluz, assim homenageamos toda a família Creluz que sempre tem sido parceira dos movimentos sociais e culturais.
Fonte: Departamento de Comunicação
Compartilhe: