Palestra sobre uso de explosivos é ministrada na Creluz

No último dia 23, quinta-feira, a Creluz trouxe até a sua sede, em Pinhal, uma palestra sobre o uso de produtos explosivos. O objetivo da cooperativa foi de proporcionar aos seus colaboradores e para as empresas prestadoras de serviço o conhecimento sobre as regras de fabricação, transporte, armazenamento e utilização de produtos explosivos, para que, quando o uso desses produtos for necessário nas obras da cooperativa, seja feito totalmente dentro da legislação vigente.
Para ministrar a palestra, esteve na Creluz o 1º Tenente Pedro Mauri Izolani, o 1º Sargento Ewaldo Howes Viçosa Junior e o 3º Sargento Nilson Ponciano, militares do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento San Martín, de Santa Rosa, que explicaram aos participantes como funciona o controle dos produtos explosivos. De acordo com tenente Izolani, a fiscalização se faz necessária, pois, se esses produtos forem usados por pessoas leigas ou ainda mal intencionadas, podem apresentar diversos riscos à população.
Durante seu pronunciamento, o sargento Viçosa falou aos participantes sobre o funcionamento do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados, que concede as autorizações para a fabricação, o transporte, a armazenagem e utilização desses produtos e também fiscaliza o transporte nas rodovias e estradas, depósitos e obras que estejam utilizando explosivos, seja na abertura de cavas, como também no rebaixamento de vias a serem asfaltadas porteriormente.
Participaram da reunião, os colaboradores da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da Área Técnica e dos setores Financeiro e de Recursos Humanos da cooperativa. Além disso, também acompanharam a palestra os proprietários e técnicos das empresas prestadoras de serviços que atendem a cooperativa. Segundo a presidente da CIPA, Denilse Romitti, a palestra foi de suma importância para a Creluz, pois proporciona o conhecimento aos colaboradores e prestadores de serviço e ainda garante que, nas obras da cooperativa, esses produtos serão usados dentro dos padrões e da legalidade.
Já o colaborador Eder Gerelli, que foi presidente da CIPA no exercício de 2011 e iniciou as tratativas para trazer a palestra para a cooperativa, explica que as informações apresentadas ajudam a Creluz a cumprir a legislação e garantir que as obras realizadas pela cooperativa que necessitam do uso de explosivos, como a abertura de algumas cavas para colocação de postes ou a de pequenas centrais hidrelétricas, sejam feitas efetivamente dentro das normas.

Fonte: Laisa Fantinel
Compartilhe: