Pinhal Canta o Cooperativismo
Inesquecível. Não há outra forma de resumir a I etapa do 5º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que foi realizada na última sexta-feira, 07, em Pinhal.
Por volta das 7 horas da noite, as cadeiras do Ginásio Municipal 29 de abril começaram a ser ocupadas pelo público. Parecia cedo, mas em pouco tempo, mais de 4 mil pessoas já circulavam pelo local. O evento foi aberto com a apresentação do Coral da Universidade Regional Integrada – Uri, campus de Frederico Westphalen, que emocionou a plateia e começou a dar a dimensão do que viria a seguir.
Subiram ao palco artistas de todo o estado, que apresentaram 10 canções inéditas, compostas com as temáticas que retratam os 7 princípios do Cooperativismo. Após as apresentações, os jurados escolheram para ir à final as canções: “União é coisa nossa”, interpretada por Loni Seiva, “Que força é essa”, de Robledo Martins, Jean Kirchoff, Adriano Sperandir e Nilton Junior e “Fibra Guerreira”, do Grupo Parceria. Já o público, elegeu e ovacionou “De mãos dadas”, de Nilton Ferreira. A grande final acontecerá em dezembro, na cidade de Tapera.
O maior festival itinerante do estado é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Sescoop/RS e, para que pudesse acontecer, contou com a colaboração das cooperativas da região, que se engajaram e mostraram que com força da cooperação é possível realizar sonhos.
O presidente do Sescoop/RS, professor Vergílio Périus, parabenizou as cooperativas e todas as pessoas que fizeram do evento um grande sucesso e ressaltou que “ essa região merecia um Festival como esse, pois é a terceira do estado em número de sócios em cooperativas, e aqui, se sente no aperto de mão, que o povo tem o espirito e a alma cooperativista.”
Já o presidente do Grupo Creluz, professor Elemar Battisti, garantiu estar encantado com a dimensão e com a qualidade do evento. “ Estou muito feliz pois conseguimos trazer para Pinhal um evento muito grande, com a presença de artistas renomados, que vieram até aqui e trouxeram cultura, música de qualidade e alegria para toda a comunidade.”. De acordo com o presidente, isso só foi possível graças a união das cooperativas e a participação da comunidade, que soube prestigiar o evento, trazendo sua família para participar dessa noite inesquecível.
O prefeito da cidade anfitriã, Sérgio Valentim Tres, ressaltou a importância do evento para o município e para toda região. “ Um evento como esse é um exemplo e motiva todas as lideranças da região a continuarem trabalhando e mostrando que é através da união que podemos fazer as coisas acontecerem. Estamos muito felizes por Pinhal ter sido escolhida para receber O Rio Grande Canta o Cooperativismo”. O prefeito ainda parabenizou todos aqueles que participaram da organização do evento.
O Festival tem como objetivo promover a integração das comunidades cooperativas do Rio Grande do Sul, os princípios e os valores do cooperativismo através da música. Além disso, o evento também visa proporcionar aos artistas cooperativistas do estado condições adequadas para que possam expressar a sua arte e estimular aos sócios, os empregados das cooperativas e seus familiares a participação em eventos culturais, promovendo o bem estar social e a melhor qualidade de vida.
Para encerrar o evento em Pinhal, o público ainda foi presenteado com o show da dupla Oswaldir e Carlos Magrão, que empolgou a plateia com os sucessos “Guri”, “Desassosegos” e “Querência Amada”.