Plantio de mudas marca o Dia da árvore na Creluz
O Grupo Creluz está constantemente preocupado com a preservação ambiental e dos recursos naturais disponíveis na terra. Consciente do seu papel de usuária desses recursos, a cooperativa investe há vários anos em ações de educação e preservação ambiental.
Na última terça-feira, 21, em comemoração ao Dia da Árvore, o Departamento Ambiental da Creluz, alguns os alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental José André Acadrolli, representantes da Prefeitura de Rodeio Bonito e da JCI, realizaram o plantio de mudas no projeto que está em andamento do reflorestamento do Lajeado da Linha Caçador.
O cuidado que a cooperativa tem com meio ambiente começa já na opção por construir pequenas centrais hidrelétricas, que não causam a remoção de famílias e nem alagam grandes áreas de terra. As usinas hidrelétricas da Creluz, também possuem áreas de preservação permanente e áreas de reflorestamento. Além disso, as folhas que são trazidas pelo leito do rio são recolhidas e destinadas a adubação das mudas do horto florestal da cooperativa. Esse horto possui 20 hectares e nele são produzidas mudas de espécies nativas, que são disponibilizadas para a comunidade.
Durante os últimos dois meses, foram entregues mais de 15 mil mudas para diversas entidades, escolas, empresas e propriedades de associados, interessadas em realizar reflorestamentos.
Na área ambiental, a Creluz ainda mantém convênios com a Cooperativa dos Garimpeiros de Ametista do Sul, onde disponibiliza mudas de árvores para o reflorestamento de áreas degradas pelos garimpos e com o Hospital Santa Rita, de Jaboticaba, onde uma bióloga trabalha a educação ambiental com pacientes em tratamento de dependência química.
Devido a sua atuação comprometida com o meio ambiente, em 2010, a Creluz foi reconhecida internacionalmente pelo recebimento do Prêmio Ashden Awards, de energia limpa, renovável e sustentável, que foi recebido em Londres, na Inglaterra.