Prêmio Ambiental Henrique Roessler homenageia a Creluz
Troféu foi entregue na última sexta 29, no Clube Farrapos em Porto Alegre
Promovido pela Revista Ecologia & Meio Ambiente em conjunto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, na sua 3ª edição, homenageou 21 empresas ou instituições que se destacam por ações de sustentabilidade.
Neste seleto grupo, está a Creluz, Cooperativa de Geração e Distribuição de Energia Elétrica do Norte Gaúcho, sendo a única instituição do ramo de infraestrutura e energia. Uma comissão de jurados formada na maioria por ex-secretários e diretores da SEMA e FEPAM, analisam os trabalhos ambientais dos indicados ao Prêmio e os classificam ou não para receber a distinção. Entre as autoridades presentes, as presenças marcantes da ex-secretária do meio ambiente do Estado, Jussara Cony e do deputado estadual Frederico Antunes.
Na edição de2012 asolenidade aconteceu no Clube Farrapos,em Porto Alegre, na noite da sexta-feira 29 de junho. O Grupo Creluz esteve representado por uma comissão de colaboradores e membros da direção. Álvaro Decarli, diretor tesoureiro e Clenio Trentin, diretor secretário, receberam o troféu das mãos da secretária de meio ambiente e gestão urbana de Osório, Leda Fammer, sendo cumprimentados por Lasier Martins, jornalista do Grupo RBS, que foi o apresentador da cerimônia e leu para os presentes um release dos trabalhos do Grupo Creluz.
A Cooperativa que atua em 36 municípios do Norte Gaúcho é a única entre os homenageados a ser premiada internacionalmente por duas vezes. “Sustentabilidade e responsabilidade sócio ambiental; uma questão de valores”, este foi o case que levou a Creluz a mais esta conquista.
“Desde 1997 quando a direção decidiu pela geração sustentável de energia elétrica, sem desabrigar famílias e agredir o meio ambiente, é que vem recebendo estes reconhecimentos, e agora somos homenageados pelo principal órgão que fiscaliza nossas ações ambientais, a FEPAM” lembra o diretor tesoureiro do Grupo Creluz, Álvaro Decarli.
“Está sendo coroado um trabalho de preservação que vem sendo realizado a vários anos, sempre planejando o futuro”, destaca o diretor secretário, Clenio Trentin. Já o presidente do Grupo Creluz, professor Elemar Battisti, salienta que a Cooperativa não trabalha para receber prêmios, mas é reconhecida por ir além do que apenas a legislação exige, e neste caso, a FEPAM sabe disso e conhece a Creluz há muitos anos.
Além do Grupo Creluz, foram premiadas marcas como Braskem, Randon e Todeschini, a homenagem especial foi para a família da modelo internacional, Gisele Bündchen, pelo desenvolvimento de ações de preservação ambiental em Horizontina. O troféu do Prêmio reproduz em miniatura, uma árvore sobre um globo, confeccionada de forma artesanal.