Presidente da Creluz participa da abertura da colheita da soja

Elemar Battisti tratou com autoridades de estado sobre programas de irrigação e energia para o campo.

No último Sábado 23, o presidente da Creluz, Elemar Battisti, participou da abertura oficial da colheita da soja no Estado do Rio Grande do Sul, na propriedade de Pedro Luiz Herter, o maior produtor de soja da região Sul do Brasil, no município de Tupanciretã, a convite do governador do estado, Tarso Genro e do Secretário da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Luiz Fernando Mainardi.

Na oportunidade o presidente da Creluz tratou com autoridades do Governo do Estado, sobre programas de irrigação e energia para o campo. Na solenidade, o governador anunciou duas medidas de estímulo ao setor. Uma delas, é o encaminhamento de um projeto à Assembleia Legislativa, que transforma o programa de irrigação Mais Água, Mais Rendaem lei. Aoutra cria subsídios para os produtores na compra de máquinas agrícolas que permitem a produção de soja em área de várzea.

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Luiz Fernando Mainardi, essa tecnologia (referente às máquinas) permite drenar uma área baixa quando chove e, quando não houver precipitação, o agricultor fará uma irrigação em forma de sulcos, que é a chamada de microcamaleão, onde ele irriga e planta.

As máquinas serão incluídas no programa Mais Água, Mais Renda e o Estado vai subsidiar o pequeno e o médio com 30% e, o grande, com 12% na compra do equipamento. "Portanto vamos ajudar o produtor a modernizar a lavoura e aumentar a produção do grão", disse. 

A expectativa é que o Rio Grande do Sul viva uma super safra do grão neste ano. Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, Ireneu Orth, a supersafra se deve a dois fatores: o aumento da área de plantio - um milhão de hectares a mais em comparação à última safra - e as boas condições climáticas. 

Fonte: Edevaldo Stacke/Assessoria de Comunicação Creluz
Compartilhe: