Tecnologia a serviço dos associados

A direção do Grupo Creluz, preocupada em oferecer um serviço de melhor qualidade aos seus associados, vem constantemente realizando melhorias nas redes de distribuição de energia.
Neste ano, as redes da Creluz estão sendo equipadas com religadores automáticos, que funcionam através de comandos à distância, conhecidos como telecomando.
Na prática estes equipamentos são manobrados à distância, através do Centro de Operação da Distribuição(COD), que está localizado na matriz em Pinhal. Para manobrar estes equipamentos todos os operadores do COD receberam treinamento específico.
Antes, quando era necessário realizar alguma manobra nas redes da cooperativa, era preciso que uma equipe de eletricistas se deslocasse até o ponto e realizasse o procedimento manualmente. Agora, com a implantação desses pontos de telecomando, as manobras estão sendo
realizadas à distância, por um operador que controla todas as redes através do COD.
O telecomando funciona através de um programa instalado nos servidores, que armazenam todos os dados que são gerados nos religadores instantaneamente, como tensão, consumo, corrente por fases e outras grandezas elétricas.
Dessa forma, o trabalho das equipes será feito com mais agilidade, dando um retorno mais rápido aos associados. As equipes ainda irão trabalhar com mais economia, pois não precisarão se deslocar até os pontos e com mais segurança, já que não precisarão ficar expostos ao mau tempo ou em condições de risco.
Até o momento já foram instalados 12 religadores telecomandados, que atendem 75% dos associados. Quando os 19 pontos telecomandados que estão projetados estiverem instalados, mais de 95 % dos associados da Creluz serão beneficiados pela implantação dessa nova tecnologia
Além desse investimento, durante todo o ano continuam sendo realizadas outros tipos de manutenção que garantem que energia de qualidade aos associados, como a substituição de postes de madeira, as construções de novas redes e as instalações de novos transformadores.

Fonte: Departamento de Comunicação
Compartilhe: