Usina Granja Velha: uma oportunidade para conhecer a geração de energia

Gerar energia através de usinas hidrelétricas não é um processo tão simples quanto parece e nem sempre temos a oportunidade de conhecer como ele funciona, pois, salvo algumas exceções, as usinas são complexos que ficam em meio a natureza, em beiras de rios e com difícil acesso.
 Na Creluz, essa realidade é diferente. Graças a visão de sua gestão, hoje a Creluz possui 6 complexos de geração de energia que são estruturados para receber visitantes. As usinas possuem placas de localização, calçamento, guias e, algumas, áreas de lazer. Além disso, as usinas não alagam grandes áreas de terra e não exigem a remoção de famílias de suas propriedades. Essa forma de gerar energia limpa, renovável e sustentável proporcionou à cooperativa o recebimento do Prêmio Ashden Awards, recebido em Londres, na Inglaterra  e também atrai muitas pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre esse processo.
 Esse é o caso dos alunos do Senar de Caiçara, que estiveram visitando a Usina Granja Velha, localizada no município de Taquaruçu do Sul, no último dia 26. O Senar Rio Grande do Sul é uma parceria com o Sindicato Rural de Frederico Westphalen e das Secretarias da Agricultura e Educação dos municípios, que desenvolvem o Programa Alfa. Esse programa oportuniza aos agricultores que voltem aos bancos escolares e aprimorem seus conhecimentos. Os alunos participam de cursos e treinamentos para aperfeiçoarem suas atividades e se profissionalizarem na área da agricultura em que trabalham.
 Para os 17 alunos que estiveram na Usina Granja Velha, a experiência foi ainda mais interessante pois eles residem no distrito de Ipuaçu, em propriedades que ameaçam ser alagadas por barragens de usinas que estão em projeto no Rio Uruguai, como explica a professora Neusa Mendes da Rosa, que acompanhou os alunos. “ Os alunos ficaram muito satisfeitos com a visita, pois tiveram a oportunidade de
conhecer o funcionamento de uma usina que não gera grandes impactos ambientais, diferente daquelas que podem atingir suas propriedades.”, explicou.
 Além da preocupação ambiental, que é clara nos projetos de geração de energia da Creluz, a cooperativa também busca oferecer um ambiente agradável para quem deseja visitar suas usinas de geração de energia. Atualmente, a mais procurada é a Usina Granja Velha, que foi inteiramente projetada para receber visitantes, possui um Museu da Geração, que contém peças de antigas hidrelétricas, quiosques, área arborizada e ainda uma passarela sobre a barragem, que permite a visualização do rio. Qualquer pessoa e/ou grupo pode agendar uma visita através do telefone (55) 3754- 1800.

Fonte: Laisa Fantinel
Compartilhe: